Contruindo um secador de roupa seca

Pra quem mergulha com roupa seca, sabe que usar uma roupa dessas, não quer dizer que você retornará 100% seco.

Roupa-Seca1

Dependendo das circunstâncias e do estado dos selantes nas extremidades da roupa, pode acabar entrando um pouco de água na roupa, independente de marca e modelo.

Aliado à isso, de tempos em tempos, é recomendável uma lavagem com água doce no interior da roupa seca. Em função disso, a grande maioria desses mergulhadores acabam virando a roupa do avesso, para executar a lavagem.

O grande problema nisso, é que invertendo a posição do zípper estanque e dos semblantes (principalmente das botas quando presas diretamente na roupa), acaba por sua vez, forçando a soldagem, permitindo com o tempo a entrada de água no local e/ou abrindo uma pequena fissura, sendo necessário a troca dos itens citados acima.

Roupa-Seca2

Como lavar e secar a roupa sem danificá-la

Após o mergulho e ainda vestido, lave a roupa com água doce, principalmente na área dos selantes, zípper e válvulas, afim de evitar a cristalização do sal e o ressecamento do material.

Roupa-Seca3

Chegando em casa, lave a parte externa da roupa seca e deixe-a secando à sobra.

Em média, a cada 5 mergulhos, lavo o interior da mesma. A lavagem interna deve ser feita conforme os últimos locais onde a mesma fora utilizada.

Roupa-Seca4

Para a secagem do interior da roupa seca, sem precisar virá-la do avesso.

– Adquira 2 canos de PVC e 02 joelhos também em PVC com 120º de curvatura;

– Pegue os 2 canos, e corte um pedaço de cada, com o tamanho aproximado da bota da roupa seca.

– Coloque um joelho de PVC em cada cano, e em cada um, os pedaços do cano cortado, conforme a foto 1 ao lado;

– Lixe as pontas para prevenir a possibilidade de partes pontiagudas;

– Pegue uma máquina de furar e faça diversos furos nos canos;

– Após a realização de toda furação, coloque o cano no interior da roupa seca, introduzindo primeiro no joelho de PVC na roupa, conforme a foto 4 ao lado;

– Após a colocação dos canos no interior da roupa, basta colocá-los encostados na parede e deixar a roupa secando.

Roupa-Seca5
Fotos: Clécio Mayrink

Desta forma, o ar entrará na roupa expulsando a umidade do seu interior, diminuindo consideravelmente o tempo da secagem.

Além disso, você estará evitando necessidade de colocar a roupa do lado avesso, diminuindo o desgaste e a possibilidade de problemas nas áreas críticas como o zípper e os selantes.

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986 pela CMAS, participando da primeira turma da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount IANTD, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho, fotografia e vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, sendo o idealizador do portal Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP) e responsável pelo tema Mergulho no 1° Atlas dos Esportes do Ministérios dos Esportes.

Atuou na produção de diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência para a mídia, órgãos públicos no país e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO, quando o assunto é mergulho em naufrágio.

Veja também:

Roupa Seca – Modelo em Tecido ou Neoprene ?

Esse tipo de dúvida é frequente entre os mergulhadores e dificilmente é um assunto discutido entre eles, mas conheça algumas diferenças entre elas.

Roupa Seca e algumas considerações sobre riscos

Certamente a roupa seca tem enormes benefícios, mas alguns pontos merecem a atenção do mergulhador e normalmente são pouco divulgados.

Zíper de roupa de mergulho deve ser fechado devagar !

O fechamento da roupa de mergulho deve ser realizado lentamente, para evitar possíveis transtornos ainda antes de iniciar o mergulho

Roupa Seca – O melhor custo benefício que o mergulhador pode ter

Passar frio durante o mergulho é extremamente desagradável, mas existe solução ao alcance de todos os mergulhadores, mas é preciso investir.