Dive Tools sem cortes inesperados

Que levante a mão aquele mergulhador que nunca precisou de uma ajuda na hora de montar seu equipamento de mergulho, pedindo emprestado uma chave de boca ou uma chave Allen por exemplo…

DiveTools1

Dificilmente encontraremos alguém que nunca tenha passado por uma situação dessas.

Pra isso, foi inventado um acessório denominado Dive Tools, que nada mais é, do que um pequeno e simples jogo de chaves destinadas ao mergulhador.

A grande vantagem deste acessório, é seu tamanho reduzindo, contemplando as ferramentas que nós mergulhadores, normalmente usamos na hora da montagem dos equipamentos.

Mas porque então um artigo com o título acima ?

Simples, em todos os modelos de Dive Tools encontrados no mercado, possuem chaves de fenda e uma ponteira metálica, para serem usadas na remoção de alguma peça, sujeira ou seja lá qual for a necessidade na hora.

Um pequeno problema nesses Dive Tools, é a falta de uma trava, para evitar que as partes metálicas se abram dentro da mala de equipamentos de mergulho.

Lendo um fórum sobre mergulho no exterior, li um relato de um mergulhador que teve problemas durante uma viagem, onde seu Dive Tools abriu dentro de sua bagagem, e furou seu colete equilibrador.

DiveTools2
Pontas metálicas cortantes

Ele só descobriu o problema abrir a mala e ver seu Dive Tools com a ponteira metálica furando seu colete.

Nesse caso, já era tarde demais, pois além de não ter como resolver o problema na hora, ele só viu o problema já no ponto de mergulho.

DiveTools3

Solução

De fato, é uma possibilidade rara mas que pode acontecer. E como resolver isso ?

A solução simples, rápida e barata, veio com o advento de um pedaço de câmara de bicicleta, que pode ser colocado no meio do Dive Tools, fazendo com que as partes metálicas e pontiagudas, não saiam do centro do acessório.

Passos

  • Passe uma casa de bicicletas, peça ao lojista um pedaço de câmara de pneu de bicicleta já usada;
  • Corte a câmara, deixando um pedaço que possa ser encaixado no meio do Dive Tools (Vide fotos ao lado);
  • Quando precisar utilizar o Dive Tools, basta remover o pedaço da câmara.

Dicas como esta, são sempre bem-vindas. Se você possui alguma dica, entre em contato conosco para que possamos divulgá-la aqui.

DiveTools5

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986 pela CMAS, participando da primeira turma da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount IANTD, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho, fotografia e vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, sendo o idealizador do portal Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP).

Atuou na produção de diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência para a mídia, órgãos públicos no país e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO, quando o assunto é mergulho em naufrágio.

Veja também:

Saídas de Mergulho: Economizando até algo de errado acontecer

Algumas pessoas tentam diminuir os custos das operações de mergulho, na tentativa de atrair mais clientes, e isso pode se tornar uma grande cilada.

Cavernas da Flórida – Alterações no cabeamento e navegação

Um grupo de mergulhadores experientes se reuniu para sugerir alterações e aumentar segurança do mergulho das principais cavernas da Flórida.

Profissionais podem se tornar Green Fins certificados gratuitamente

Curso gratuito visa orientar os profissionais do mercado internacional do mergulho com informações para a preservação dos corais.

Mergulhadores alinhados e intuição são essenciais

Em alguns momentos o mergulhador pode não se sentir seguro de descer, sejam pelas condições ou pelo dupla, e é preciso estar consciente se estará seguro.