Dobrar a roupa de mergulho ou pendurá-la no cabide ?

Recentemente recebemos uma pergunta sobre como uma roupa de mergulho deve ser guardada, e a resposta é: depende.

Você pode guardá-la em um cabide ou dobrada, mas alguns detalhes devem ser analisados.

Ao guardar uma roupa de mergulho do tipo “molhada” ou semi-seca, você pode guardá-la dobrada, mas isso pode acarretar em dois pequenos problemas: mau cheiro por causa de mofo e marcas na roupa. O mau cheiro pode ocorrer pela falta de ventilação no local, o que pode contribuir para que fungos se multipliquem e causem um odor ruim.

Foto: Clécio Mayrink

A dobra possibilitará a formação de marcas nos locais onde a ela ocorrer, deixando algumas linhas com a marcação da dobra.

Já a colocação em um cabide (Foto principal), este por sua vez, deverá ser forte o bastante para suportar o peso da roupa, que não é pouco, e normalmente cabides comuns de plástico muitas vezes acabam quebrando, sendo o ideal, utilizar cabides apropriados para roupas de mergulho.

Há duas formas de pendurar a roupa de mergulho, sendo uma delas a forma mais tradicional, ou seja em pé. A outra forma é dobrada em meia lua.

Ao pendurar a roupa em pé, você deve fechar o zíper, caso contrário, o peso da roupa poderá forçar o trilho dele, possibilitando que ele venha a ficar danificado. É importante frisar que o cabide obrigatoriamente deve ser apropriado para roupas de mergulho, pois este modelo possui “ombreiras” e maior área de contato com a roupa, diluindo o esforço do material da roupa, forçando menos as áreas de contato com o cabide, caso contrário, um cabide muito fino poderá até danificar a roupa pelo excesso de peso.

Existem cabides de mergulho que permitem colocar a roupa de mergulho dobrada em meia lua, e o único aspecto negativo disso é a possibilidade de causar marcas no neoprene na área da dobra.

Muitas vezes pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença, e a forma de guardar a sua roupa de mergulho pode interferir na qualidade do seu mergulho por um aspecto tão básico e que muitos não se atentam.

Clique na imagem abaixo para ver a sequência de dobra para a bolsa

Dobrando a Roupa de Mergulho – Fotos: Clécio Mayrink / Google Photos

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986 pela CMAS, participando da primeira turma da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount IANTD, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho, fotografia e vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, sendo o idealizador do portal Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP) e responsável pelo tema Mergulho no 1° Atlas dos Esportes do Ministérios dos Esportes.

Atuou na produção de diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência para a mídia, órgãos públicos no país e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO, quando o assunto é mergulho em naufrágio.

Veja também:

Thermalution : Aquecimento do mergulhador usando bateria

O acessório anda ganhando espaço entre os mergulhadores, e consegue gerar aquecimento extra, diminuindo os problemas comuns.

Zíper de roupa de mergulho deve ser fechado devagar !

O fechamento da roupa de mergulho deve ser realizado lentamente, para evitar possíveis transtornos ainda antes de iniciar o mergulho

Roupa para mergulho autônomo e livre – Você conhece as diferenças ?

Atualmente as roupas de neoprene para o mergulho livre possui alguns aspectos que diferenciam das tradicionais roupas de mergulho. Saiba mais...

Brumadinho e um exemplo de solidariedade

Escola de mergulho de Belo Horizonte, dá um bom exemplo e resolve doar cinquenta roupas de neoprene para ajudar os Bombeiros.