Doença Descompressiva: Informações úteis para uma atitude melhor ao mergulhar

Muito frequentemente podemos observar acaloradas discussões relacionadas à escolha e ao uso das tabelas de mergulho entre mergulhadores recreacionais. Geralmente podemos constatar que todos aqueles que discutem, estão bem informados, no entanto avaliam seu uso com diferentes pontos de vista.

O objetivo, em última análise, do uso da tabela descompressiva é a prevenção da doença descompressiva. Acabamos usando um modelo matemático para tentar evitar um fenômeno biológico. À medida que o modelo matemático é usado e os dados observados confirmam a eficiência desse modelo, ele se consagra. No entanto, o sucesso do uso em situações de limite pode acarretar uma valorização mitológica da tabela. Surge o mito de que algoritmos de descompressão em tabelas ou computadores possam ser perfeitos e evitar a doença descompressiva.

Conteúdo completo para Assinantes

ou assine agora mesmo:

1 ano: R$ 59,90

2 anos: R$ 99,90*





* A melhor opção pois você garante a isenção de possíveis aumentos no período.

Veja também:

Embolia gasosa arterial do olho

Algumas informações sobre o problema.

Embolia Gasosa Arterial

A embolia gasosa arterial é uma das principais causas de morte no mergulho e a causa inicial geralmente passa despercebida. Veja mais.

GUE: Após anos, sai a nova versão 4 do DecoPlanner

Muito usado para calcular as paradas descompressivas dos mergulhos mais complexos, finalmente sai a nova versão com novidades.

Jon Line – Finalize o mergulho com segurança e tranquilidade

O uso do Jon Line na finalização do mergulho, evita o acúmulo de mergulhadores no cabo da embarcação e traz segurança.