Nem sempre quando compramos um “brinquedo novo”, ele vem do jeito que imaginamos, e quando há problemas, é porque veio com defeito ou com alguma característica inesperada.

Ano passado comprei uma caixa estanque, e devido ao tipo de necessidade e performance, comprei também um domo de 4 polegadas, conhecido por muitos como “mini domo”.

Reflexo-DomoNo início, tudo as mil maravilhas durante o teste em seco, até ligar o flash interno para testar os dois flash´s externos, e acabo tendo uma surpresa… a luz do flash interno passava pelo corpo da lente, batia no domo, que por sua vez, refletia para a lente da câmera, criando uns borrões brancos na imagem captada..

Conversando com o Carlos Montechi, amigo de longa data e fotógrafo profissional com grande experiência em fotografia submarina, ele de cara, passou a dica de como solucionar isso.

Apesar de pouco divulgado, alguns fabricantes de caixas estanques comercializam um pequeno e simples acessório, para ser colocado ao redor do corpo da lente, evitando assim, que a luz produzida pelo flash interno, transpasse até chegar ao domo.

O problema, é que este acessório feito de um simples pedaço neoprene, material utilizado na fabricação de roupas de mergulho, custa a bagatela de US$ 20 nos Estados Unidos e não tem no Brasil.

Vendo a simplicidade da coisa, decidi fabricar o meu próprio “anti-reflexo” usando um pedaço de neoprene ou um EVA, que pode ser facilmente encontrado em lojas.

Caixa-Estanque-EVA1

Construindo um anti-reflexo

Basicamente, não há complicações na fabricação deste acessório. Basta ter atenção em alguns pontos durante o processo de corte. Vejamos abaixo:

1 – Veja qual é o diâmetro da região por onde a lente passa na caixa. No meu caso, utilizo um extensor da Aquática, o #18456;

Caixa-Estanque-EVA2 2 – Meça o diâmetro do corpo da lente;

3 – Corte um pedaço de neoprene ou EVA superior ao maior tamanho do diâmetro das medidas tiradas;

4 – Faça a marcação circular utilizando um compasso, riscando levemente até formar um círculo. Este círculo deve possuir o diâmetro equivalente ao diâmetro interno do extensor ou da área por onde a lente passa.

5 – Depois, faça a marcação do diâmetro da lente no interior do diâmetro maior marcado anteriormente.

6 – Com uma tesoura, corte, utilizando a linha marcada pelo compasso como referência.

Feito isso, é só encaixar na lente e pronto. A partir de agora, você não terá mais problemas com o reflexo de luz em seu domo e ainda, poupará seus US$ 20, isso, sem contar com as taxas, frete e o tempo de espera dos Correios.

Caixa-Estanque-EVA3

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986, participando da primeira turma de Dive Master da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho e fotografia / vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS, em 2008, é o idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou em diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência quando o assunto é mergulho e naufrágios para a mídia e órgãos públicos no país, e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO.