Entrevista: Fernando Martins

É verdade que a PADI lançou recentemente um curso de mergulho em apneia no mercado ?

Na verdade é bem mais que um curso. A PADI lançou um programa de treinamento de mergulho em apneia que engloba, um curso básico de mergulho livre (Free Diver) que também engloba um sub curso que pode levar à certificação em águas confinadas (Basic Free Diver), um curso avançado (Advanced Free Diver) e o último curso do programa (Master Free Diver).

Qual o principal objetivo desse programa ?

O principal objetivo de programa é suprir a necessidade crescente dos profissionais que atuam na área do mergulho em apneia, de um programa de treinamento abrangente e atraente, que possa atender desde o interessado em um treinamento breve na piscina (Basic Free Diver) até os mais ávidos mergulhadores em apneia de alto desempenho (Master Free Diver).

Haverá algum aspecto destinado as competições ?

Dentro do programa de treinamento a ideia não é criar atletas competitivos, mas ele dará

aos interessados, uma base a partir da qual eles poderão progredir e partir para as modalidades de competição.

Qual o tempo de duração desse curso ?

Como todo programa PADI, ele é baseado em performance, não em tempo. Assim, quando o aluno tiver completado todos os requisitos de desempenho ele poderá receber sua certificação.

Que assuntos serão abordados nesse curso ?

Esse é um programa muito abrangente, que cobre desde informações básicas em águas confinadas até o Master Free Diver. Os interessados poderão obter mais detalhes diretamente no site da PADI.

Provavelmente quando esse curso estará disponível no Brasil ?

Temos dois programas de treinamento de instrutores agendados para o primeiro semestre no Brasil, mas ainda não temos datas confirmadas.

Já existe alguma lista dos primeiros instrutores que irão ministrar esse curso no Brasil ?

Ainda não, o primeiro curso será feito ainda no primeiro semestre e deverá ser conduzido por Eric Albinsson, que é o especialista que ajudou a criar e construir o programa junto com vários consultores no mundo inteiro. Aqui no Brasil tivemos a participação de alguns consultores no desenvolvimento do programa, sendo um deles, a Carol Schrappe. Eles deverão atuar em conjunto com o Eric na condução desses cursos.

Foto: Alex Aquaxel

Futuramente qualquer instrutor de mergulho poderá ministrar esse curso por aqui ?

Sim, desde que cumpra com os pré requisitos para a certificação de instrutor.

Há algum canal de contato para aqueles que desejarem obter mais informações ?

Mais informações sobre o curso no site da PADI ou no site exclusivo para profissionais da PADI, onde será possível encontrar todas as informações relacionadas.

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui e entre em contato conosco para o conteúdo para a maior revista eletrônica sobre mergulho do Brasil, com acesso gratuito aos mergulhadores.