Alguns reguladores acabam dando uma pequena dor de cabeça aos mergulhadores, em razão da dificuldade em removê-lo da torneira, mesmo com o segundo estágio purgado.

Isso pode acontecer algumas vezes pelo fato da peça plástica de aperto no Yoke escorregar na mão do mergulhador, ou também, no caso do DIN ser metálico e não possuir ranhuras mais aprofundadas, o que permitiria uma pegada melhor para forçar a abertura da rosca.

Recentemente em uma saída constatei um mergulhador com esse tipo de dificuldade por causa de um regulador DIN com o aperto de rosca totalmente metálico. A mão do mergulhador escorregava e não conseguia remover o reguldor da torneira.

Na hora surgiu a ideia de colocar algo que facilitasse a remoção pela mão do mergulhador, e a primeira alternativa que veio em mente, era usar um pedaço de câmara de bicicleta, sque seria colocada ao redor da ranhura do DIN, mas não tínhamos uma naquele momento.

Cogitando algo parecido, o mergulhador teve a ideia de usar uma fita de auto fusão da 3M que tinha em sua caixa de ferramentas.

Esse tipo de fita se parece com uma fita isolante comum, sendo fabricada em resina de borracha, porém, ela pode ser alongada em até 100% em relação ao seu tamanho original, possui alta aderência e vedação, além de ser resistente à umidade, tendo como principal característica a chamada “auto fusão”.

Ao colocar a fita e criando uma nova camada, houve a fusão da fita, tornando-se praticamente uma coisa só.

No caso do regulador DIN em questão, a fita foi passada e acabou criando uma camada em borracha ao redor do local onde colocamos a mão para desrosquear e remover o DIN da torneira, o que foi feito com facilidade logo depois e permanecendo fixa para ser usada nos próximos mergulhos.

Fita de auto fusão da 3M – Foto: Clécio Mayrink

É preciso lembrar que para usar essa fita, é preciso remover o adesivo na camada onde está a cola e sobrepor uma parte dela para que as camadas se unam. Alguns sites especializados recomendam sobrepor em torno de 50% do pedaço da fita, para que uma fusão ocorra perfeitamente.

Uma solução simples e que pode facilitar a vida dos mergulhadores.

Parabéns ao Rodrigo Azevedo pela ideia.

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui para entrar em contato conosco e enviar o conteúdo a principal revista eletrônica sobre mergulho do Brasil.