Galerias Romanas – Mistérios da Cidade de Lisboa

Muitas vezes uma cidade guarda mistérios conhecidos por poucos. Esse é o caso da cidade de Lisboa, em Portugal.

A cada dia, o país recebe mais turistas brasileiros, e ninguém imagina o que há por baixo da Rua da Conceição, bem no centro da capital.

Uma tampa bem no meio da rua esconde um dos segredos da cidade, guardando mais de 2.000 anos de história… as Galerias Romanas de Lisboa.

As galerias foram descobertas após o grande terremoto de 1755, que chegou a destruir boa parte da cidade.

Normalmente essas galerias ficam inundadas durante todo o ano. As visitas são realizadas quando o grupamento de Bombeiros de Lisboa realiza a drenagem das águas e do ar viciado dos ambientes.

Numa ocasião especial no ano passado, um grupo de mergulhadores dos Bombeiros mergulhou nessas galerias para realizar uma análise do ambiente alagado, com objetivo de estudar e criar melhores formas de drenagem dessas galerias.

Um mergulho diferente, raro, num ambiente histórico e de grande importância.

Pra mim, sem dúvidas Portugal é um dos países mais bonitos em que estive, por sua história, pontos turísticos e seu povo, e cada vez mais vejo mais motivos para voltar e conhecer muito mais, como as Galerias Romanas de Lisboa.

Agradecimentos

Departamento de Marca e Comunicação (Núcleo de Vídeo) da Câmara Municipal de Lisboa e ao Regimento de Bombeiros de Lisboa.

Galeria de Imagens – Clique na imagem abaixo

Galerias de Lisboa – Fotos: Câmara Municipal de Lisboa / Google Photos

 

Vídeo

Lisboa Debaixo de Terra from Câmara Municipal de Lisboa on Vimeo.

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986 pela CMAS, participando da primeira turma da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount IANTD, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho, fotografia e vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, sendo o idealizador do portal Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP) e responsável pelo tema Mergulho no 1° Atlas dos Esportes do Ministérios dos Esportes.

Atuou na produção de diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência para a mídia, órgãos públicos e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO, quando o assunto é naufrágio.

Veja também:

Corpo de Bombeiros adota protocolo de câmara hiperbárica para mergulho

Profissionais dos Bombeiros que executam operações com mergulho, ganham melhores condições de proteção contra de doenças descompressivas.

1º Encontro Estadual dos Bombeiros Mergulhadores do MT

O evento contou com a participação de militares pioneiros na área que relataram diversas situações, além de diversas palestras e treinamentos em campo.

Mergulho de Segurança Pública

Quando o mergulho está relacionado ao resgate, a situação é muito mais séria que um mergulho recreativo, pois envolve muitos riscos.

Bombeiros aprimoram técnicas de mergulho para busca de cadáveres

Atividade é considerada perigosa e precisa de treinamentos.