Helicóptero do Dep. Ulisses Guimarães encontrado por um mergulhador ?

Ano passado, Flávio Alcântara mergulhou para a retirada uma rede de pescadores profissionais que ficou presa e acabou encontrando partes metálicas de um provável helicóptero que se chocou contra o mar, e há indícios de que seja do helicóptero utilizado pelo Deputado Ulisses Guimarães que se acidentou em 1992.

Em uma das partes retiradas do mar, foi encontrada uma ossada. Veja abaixo uma rápida entrevista onde o mergulhador Flávio comenta o assunto:

Como você encontrou as partes do helicóptero ?

Pescadores da Vila de Trindade já haviam pego na rede de pesca, algumas partes metálicas e havia a suspeita de alguma aeronave naufragada naquela região, em razão do tipo de metal recolhido.

Como todos tinham conhecimento da queda de uma aeronave na região, eles comunicaram a Marinha do Brasil sobre os achados, mas eles descartaram essa hipótese. Posteriormente me comunicaram o fato e pediram uma ajuda para remover as partes restantes do fundo onde lançavam suas redes.

Por que você não encontrou o helicóptero inteiro ?

Só fui ao local apenas uma vez e acabei não retornando mais. Do que foi encontrado, não havia um helicóptero por completo e, acredito que esse helicóptero tenha enroscado em uma rede de pesca e algumas partes acabaram se desprendendo por causa da grande força de arrasto dessas redes, ficando ainda mais desmantelado.

É verdade que você achou ossos humanos e que ela pode pertencer ao Deputado Ulisses Guimarães ou de uma pessoas que viajava com ele ?

Quando recolhemos as partes metálicas encontradas ainda na praia, notamos que em uma delas havia um pedaço de osso incrustado, e de fato, há grandes chances dessa ossada de de um deles.

O osso foi encaminhado para 167° Delegacia Policial de Paraty, com o registro de ocorrência n° 167-00279/2019, e fui informado que seria realizada uma análise no IML para possível identificação da pessoa.

Você saberia informar o que foi feito com essa ossada ?

Infelizmente não sei informar. Até a presente data, ninguém me passou resultado algum. Na época disseram que perícia dos destroços seria divulgada em um canal de comunicação da aeronáutica apenas, mas o assunto não é comentando.

Houve algum interesse da mídia e das autoridades em divulgar o fato ?

Não me sinto a vontade para responder, pois o acidente é cercado de mistérios e ainda hoje, há muitas questões a serem respondidas.

Os familiares chegaram a ser comunicados e demonstraram algum interesse no fato ?

Só posso afirmar que os familiares tiveram conhecimento do fato, mas ninguém me procurou para obter mais detalhes. O assunto simplesmente morreu e ninguém mais fala sobre o acidente.


O Acidente

Ulysses Guimarães foi um político e advogado brasileiro, um dos principais opositores à ditadura militar.

Ele morreu em acidente aéreo de helicóptero, em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, cidade vizinha a Paraty, em 12 de outubro de 1992, junto à esposa Mora, o ex-senador Severo Gomes, também acompanhado da mulher, Maria Henriqueta, além do piloto Jorge Comemorato.

O corpo de Ulysses foi o único que nunca foi encontrado, assim como o helicóptero.

Por:

Flávio Alcântara

É empresário do ramo de apoio náutico e instrutor de mergulho, tendo realizado diversas buscas e resgates de aeronaves e embarcações naufragadas, incluindo o helicóptero do presidente Avibrás, de um hotel de Mangaratiba-RJ e do bimotor que vitimou o ex-ministro da justiça Teori Zavascki.