Instrutores de mergulho dando mau exemplo

Com certa frequência, recebemos algumas denúncias do mercado de mergulho com os mais variados assuntos, e um tema em especial nos chamou a atenção por envolver “profissionais” do mercado dando maus exemplos e criando riscos desnecessários.

Este ano presenciamos nas redes sociais, alguns poucos instrutores realizando mergulhos profundos com ar comprimindo e alcançando grandes profundidades como 75m ou mais, pelo prazer de ir fundo ou demonstrar a “capacidade” de conseguir descer grandes profundidades “sem narcosar”.

Certamente seria um problema particular de cada um deles, se não fossem instrutores de mergulho, que deveriam dar o bom exemplo aos clientes.

O pior de tudo isso, é que ainda fazem questão de expor toda essa loucura com fotos e vídeos nas redes sociais, se vangloriando do feito.

Recentemente também tomamos conhecimento de um instrutor de mergulho que alcançou 115m de profundidade com ar comprimido, chegando a realizar outros mergulhos fundos por alguns dias consecutivos, e o resultado disso, foi que ele acabou parando em uma câmara hiperbárica, gerando um transtorno para o grupo de mergulhadores, sem contar, o grande risco desnecessário.

Também há pouco tempo, tomamos conhecimento de um “instrutor” levando um aluno para fazer checkout de Intro to Cave em uma caverna voltada para mergulhadores Full Cave, usando rebreather e scooter. Imaginar um cenário pior que este, acho que não existe.

E as certificadoras ?

Essa é uma questão que muito me incomoda, pois sabemos que muitas denúncias são enviadas para as certificadoras, que em tese, deveriam ser rigorosas com assuntos como os relatados acima ou aqueles que não estejam condizentes com as regras (standards) estipuladas, mas infelizmente são poucas as ações observadas por parte delas com intuito de conter e eliminar esses ditos “profissionais” do mercado.

A falta de algum tipo penalidade, contribui para que alguns poucos continuem praticando atos perigosos, dando péssimos exemplos, e pior, podendo atrair outros mergulhadores para fazer o mesmo tipo de ato inconsequente.

Ar comprimido é inimigo das altas profundidades

O ar comprimido quando respirado em grandes profundidades, causa a chamada narcose, também conhecida como embriaguez das profundidades.

O mergulho profundo usando ar comprimido é extremamente perigoso, tanto que as principais certificadoras do mundo realizaram alterações nos standards para aumentar a segurança dos mergulhos no que diz respeito aos limites de profundidade usando ar comprimido.

Aqui no Brasil Mergulho há um relato de um mergulhador sobre uma situação que ele passara em Cuba, onde uma mergulhadora decidiu ir fundo atrás de outros mergulhadores e acabou tendo a sorte de ser avistada desacordada por outro, sendo salva por um milagre aos 105m de profundidade.

Infelizmente alguns mergulhadores não levam à sério as regras do mergulho e seguem praticando atos perigosos, acreditando que não terão qualquer tipo de problema, mas um dia a conta chega.

O mergulho é uma atividade extremamente segura, desde que realizada seguindo das regras.

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986 pela CMAS, participando da primeira turma da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount IANTD, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho, fotografia e vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, sendo o idealizador do portal Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP).

Atuou na produção de diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência para a mídia, órgãos públicos no país e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO, quando o assunto é mergulho em naufrágio.

Veja também:

Resgatada aos 105m de profundidade

O que a princípio seria só mais um mergulho profundo em Cuba, quase se transformou no último mergulho de uma brasileira em Cuba.

Militares russos se preparam para recorde de mergulho profundo

Os "aquanautas" são treinados da Rússia e estão se preparando para uma operação muito incomum, parta tentar quebrar o recorde de mergulho profundo.

Cousteau e o nascimento do equipamento de mergulho autônomo

Entenda porque o francês Jacques Cousteau foi uma pessoa tão importante para o avanço do mergulho mundial.

Mergulhando fundo com ar comprimido

Alguns aspectos sobre mergulho profundo com ar comprimido.