Recentemente durante uma operação de mergulho, presenciei dois mergulhadores tendo problemas com suas máscaras embaçadas.
Normalmente a prática adotada, é literalmente “cuspir” nas lentes da máscara, para que consigamos mergulhar sem que ela fique embaçada durante o mergulho.
Alguns mergulhadores com “nojo” dessa parte do mergulho preferem adquirir alguns produtos importados, para aplicar em suas máscaras. Particularmente não sou adepto à isso, pois além de ser mais um custo, imagine se você esquecer de levar tal produto para o mergulho. Você irá deixar de mergulhar ? Óbvio que não.
Máscara recém comprada
Na verdade a ideia desse artigo é passar uma dica básica aos mergulhadores iniciantes, quanto à preparação da máscara de mergulho logo após a sua aquisição.
Em tese, as máscaras de mergulho recém fabricadas, recebem uma fina camada de um verniz protetor em suas lentes de vidro temperado. Muitas vezes, este processo facilita o embaçamento de sua máscara, mesmo após ter recebido a saliva do mergulhador ou algum produto químico anti-embaçante, e durante o mergulho, alguns modelos acabam embaçando muito.
Mas como resolver isso ?
Simples, com pasta de dente… Siga os procedimentos abaixo:
1- Após a compra da máscara, lave ela com água doce e deixe-a secar.
2 – Passe a pasta de dente nas lentes com o dedo indicador, espalhando e esfregando bem a pasta por toda a lente.
3 – Deixe a pasta por alguns minutos.
4 – Retire a pasta de dente das lentes com água doce e repita o processo mais 2 vezes.
Realizando este processo, dificilmente o problema de embaçamento voltará ocorrer, pois o verniz será removido pela pasta.
Faça o teste e confira !