Recentemente durante uma operação de mergulho, presenciei dois mergulhadores tendo problemas com suas máscaras embaçadas.

Normalmente a prática adotada, é literalmente “cuspir” nas lentes da máscara, para que consigamos mergulhar sem que ela fique embaçada durante o mergulho.

Alguns mergulhadores com “nojo” dessa parte do mergulho preferem adquirir alguns produtos importados, para aplicar em suas máscaras. Particularmente não sou adepto à isso, pois além de ser mais um custo, imagine se você esquecer de levar tal produto para o mergulho. Você irá deixar de mergulhar ?  Óbvio que não.

Mascara-Embacada1Máscara recém comprada

Na verdade a  ideia desse artigo é passar uma dica básica aos mergulhadores iniciantes, quanto à preparação da máscara de mergulho logo após a sua aquisição.

Em tese, as máscaras de mergulho recém fabricadas, recebem uma fina camada de um verniz protetor em suas lentes de vidro temperado. Muitas vezes, este processo facilita o embaçamento de sua máscara, mesmo após ter recebido a saliva do mergulhador ou algum produto químico anti-embaçante, e durante o mergulho, alguns modelos acabam embaçando muito.

Mascara-Embacada2Mas como resolver isso ?

Simples, com pasta de dente…  Siga os procedimentos abaixo:

1- Após a compra da máscara, lave ela com água doce e deixe-a secar.

2 – Passe a pasta de dente nas lentes com o dedo indicador, espalhando e esfregando bem a pasta por toda a lente.

3 – Deixe a pasta por alguns minutos.

Mascara-Embacada34 – Retire a pasta de dente das lentes com água doce e repita o processo mais 2 vezes.

Realizando este processo, dificilmente o problema de embaçamento voltará ocorrer, pois o verniz será removido pela pasta.

Faça o teste e confira !

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986, participando da primeira turma de Dive Master da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho e fotografia / vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS, em 2008, é o idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou em diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência quando o assunto é mergulho e naufrágios para a mídia e órgãos públicos no país, e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO.