Mergulhadores atropelados e a importância da boia de sinalização

Sinalizando durante o mergulho - Foto: Clécio Mayrink

Esse ano houve um aumento considerável de mergulhadores sendo atropelados por embarcações em todo o mundo. Só nos últimos 3 meses, foram 6 casos.

Os mergulhadores próximos à superfície e sem sinalização do ponto de mergulho, foram surpreendidos pela passagem de embarcações que surgiram de uma hora pra outra.

Mas por que isso acontece ?

Aprendemos no curso básico que todo mergulho deve ser sinalizado, ou seja, no local onde o mergulho está sendo realizado devemos colocar uma boia de sinalização indicando que há mergulhadores na área.

Dessa forma, uma embarcação que esteja passando pelo local poderá saber que há pessoas na água e que deverá desviar seu rumo para evitar a possibilidade de acidentes.

No caso dos acidentes ocorridos este ano, em 100% dos casos o ponto de mergulho não estava sinalizado, não havendo assim, alguma forma das embarcações tomarem conhecimento que havia mergulhadores na água.

Os acidentes poderiam ser evitados se os mergulhadores estivessem utilizando boias de sinalização.

Bandeira de mergulho convencional e a Bandeira Alfa

Boias de Sinalização

A bandeira Alfa é a bandeira oficial do mergulho e reconhecida por todas as marinhas, no entanto, a bandeira de mergulho tradicional, aquela vermelha com a linha branca, acabou se tornando amplamente conhecida e adotada por todos. Em Alguns países ela não é aceita e a utilização do ponto de mergulho com uma boia diferente da Boia Alfa pode gerar multa.

É muito comum ver mergulhadores (principalmente apneístas) utilizando boias sinalizadoras na cor laranja ou vermelha. Normalmente possuem o formato tubular ou circular.

A boia tubular é ótima para ser puxada pelo mergulhador, pois seu formato permite um deslocamento melhor sob a água, pelo pouco atrito que ela causa. Um aspecto negativo, é que algumas boias tubulares não possuem a bandeira de mergulho, e dependendo das ondulações, essa boia pode não ficar tão visível à distância. De todo modo, as boias tubulares são indicadas para o mergulhador que vai se deslocar puxando uma boia, indicando a localização exata do mergulhador.

Se a intenção é apenas deixar o local do mergulho sinalizado, uma boia circular atende plenamente a necessidade.

Boia sinalizadora formato tubular

Conclusão

Acidentes de mergulho podem ser evitados com treinamento adequado e respeitando as regras, mas a sinalização do local de mergulho é muito importante e diminui riscos de acidentes.

As operadoras de mergulho sempre sinalizam o ponto de mergulho, mas se você for mergulhar por conta própria, tenha em mente que a sinalização da área de mergulho é imprescindível e diminui as chances de um acidente.

Como mencionei no início desse artigo, os 5 acidentes ocorridos poderiam ser evitados se grandes dificuldades. Atualmente encontramos essas boias de sinalização facilmente nas melhores lojas de equipamentos do mercado, e você não em desculpa para não ter uma e utilizá-la em seus mergulhos.

Veja alguns exemplos de “quase” acidentes pela falta de sinalização

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983, no autônomo em 1986 e Dive Master em 1990. Hoje é mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS, em 2008, é o idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou em diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior. Também prestou consultoria para a ONU, UNESCO e diversos órgãos públicos no Brasil.