Mergulhadores com dificuldade para respirar pós-Covid 19 ?

Na semana passada circulou pela internet entre os profissionais do mergulho, um longo texto publicado por uma operadora de mergulho, que relatava um problema com um dos clientes durante uma operação de mergulho.

O texto dizia que uma mergulhadora havia preenchido o formulário com a informação de que não havia sido infectada pela Covid 19, mas após 35min de fundo do o primeiro mergulho, começou a passar mal e teve que ser rapidamente removida do fundo, recebendo oxigênio hospitalar ainda na embarcação, tendo dores no peito e dificuldades para respirar.

Felizmente a mergulhadora melhorou, não realizou o segundo mergulho e afirmou que no mês de abril, havia sido infectada pela Covid 19, mas preferiu não informar no formulário exigido pela operadora. Ainda segundo ela, um médico havia liberado para retornar com as atividades esportivas normalmente, inclusive, o mergulho.

Logo após divulgarmos o texto no grupo restrito de empresários do mercado de mergulho administrado pelo Brasil Mergulho, recebemos um segundo relato de outra escola de mergulho, informando que uma mergulhadora teve os mesmos sintomas do primeiro caso relatado, e que a mergulhadora em questão havia sido afastada das atividades até a realização de um novo check-up completo para avaliar se a Covid 19 deixou algum tipo de sequela e seria haveria alguma relação.

A Covid 19 sempre causará algum tipo de sequela ou problema ?

O assunto é novo e ainda sabemos pouco do que essa infecção é capaz, quando compararmos com a base de informações de outros tipos de infecção. O assunto ainda é recente e há muitos estudos em andamento.

Para obter mais informações, conversamos com o Dr. Fabrício Valandro Rech, especialista em Medicina Hiperbárica e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica (SBMH), com relação aos dois casos mencionados acima.

Ouça os comentários do Dr. Fabrício sobre o assunto abaixo:

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui para entrar em contato conosco e enviar o conteúdo a principal revista eletrônica sobre mergulho do Brasil.

Veja também:

Arraial do Cabo: Mergulho só para residentes ou turistas com reserva hoteleira

A prefeitura municipal de Arraial do Cabo publicou recentemente um decreto com novas regras para o retorno das atividades do mergulho.

A ilha brasileira onde só pode entrar quem já teve Covid 19

Parece brincadeira, mas não é. Segundo a administração de Fernando de Noronha, a pessoa terá que provar que já teve Covid 19.

Resultado da pesquisa sobre a indústria do mergulho em 2020

Uma das principais empresas de consultoria do mercado de mergulho, mostra os impactos da Covid 19 no mercado internacional.

Laje de Santos reabre na sexta-feira para visitação e mergulho

Após meses fechado, Parque Estadual Marinho da Laje de Santos reabre o acesso e os mergulhadores já podem retornar as atividades.