Mergulhadores noruegueses encontram antigo naufrágio

Os restos do navio comercial holandês Juffrau Elisabeth foram encontrados no arquipélago de Sogne por membros do Søgne Diving Club, de acordo com a Direção Norueguesa do Patrimônio Cultural.

A diretoria anunciou que financiará uma pesquisa no local pelo Museu Marítimo da Noruega, e que o Søgne Diving Club receberá uma recompensa pela descoberta.

O clube de mergulhadores foi elogiado por realizar tudo de acordo com a regulamentação, relatando imediatamente a descoberta e deixando o local intocado, enquanto realizava a documentação cautelosa através de vídeos e fotos.

“Esta é uma descoberta incrível. Não temos muitos naufrágios na Noruega comparados ao Juffrau Elisabeth. O Søgne Diving Club está em busca desse naufrágio há mais de 10 anos”, disse Hanna Geiran, diretora geral da diretoria.

O navio afundou após ter colidido contra os rochedos no dia 21 de março de 1760 “sob circunstâncias duvidosas”, e seu capitão Pitter Eelkesh foi criticado por suas ações no inquérito subsequente.

“Será uma fonte incrível de informação para os cientistas, pois poucos naufrágios desse período estão preservados”, disse a diretoria.

Frode Kvalo, um arqueólogo subaquático do Museu Marítimo da Noruega, disse que os destroços serão pesquisados nas próximas semanas.

“A fotogrametria será usada para criar um modelo 3D do local. As fotos serão tiradas por um submarino operado remotamente e alguns artefatos serão recuperados dos destroços”, disse ele.

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui para entrar em contato conosco e enviar o conteúdo a principal revista eletrônica sobre mergulho do Brasil.

Veja também:

Cientistas encontram submarino alemão contaminando águas norueguesas

Lançado no fim da Segunda Guerra, submarino foi interceptado pelo exército inglês na Noruega e até hoje representa um risco para a população local.

A Colher do Tirpitz – Um dos naufrágios da Segunda Guerra Mundial

Um dos naufrágios da Guerra Mundial recebendo a visita de um brasileiro.