Com frequência vejo fotógrafos realizando viagens aéreas e tendo problemas com sua bagagem, principalmente no que diz respeito com seu equipamento fotográfico.
Hoje com a diminuição da bagagem permitida e com a fiscalização apertada dos volumes que vão para o bagageiro superior, ficou ainda mais complicado viajar levando todo o equipamento.
Quando o fotógrafo utiliza caixa estanque com grandes domos, a coisa piora ainda mais. Por ser um equipamento caro e muito sensível aos arranhões, é preciso transportar o domo com todo o cuidado possível, o que não é uma tarefa fácil de ser feita, devido às dimensões que normalmente os grandes domos possuem.
Uma temos uma excelente opção de domo e que sem dúvida, ajuda muito ao fotógrafo subaquático, e me refiro ao Mini Domo de 4’ da Aquatica Digital, que por sinal, é o modelo de domo que adotei.
Apesar de possuir apenas 4 polegadas (100mm), ele permite o uso de lente grande angular (olho de peixe), que quando imersa, se torna um elemento ótico, transformando-a em um elemento de lente de plano côncavo, tornando parte integrante da fórmula ótica subaquática e gerando imagens planas.
O vidro utilizado é rigorosamente polido a partir do mais fino estoque de vidro mineral da classe BK-7, para que forneça um elemento de lente excepcionalmente preciso com a água.
Além disso, ele é revestido internamente com um revestimento de óxido de silício (SiO2) e um revestimento antirreflexo de banda larga (BBAR). O revestimento SiO2 é um tipo de revestimento mais resistente do que o usado pela maioria dos outros fabricantes, possuindo um índice reflexivo de 0,01% e proporcionado uma transmissão melhor de luz.
O revestimento de SiO2 combina perfeitamente com o índice de água, diminuindo sensivelmente os reflexos. Os revestimentos SiO2 e BBAR não apenas auxiliam na prevenção de reflexos internos, mas também protegem a delicada superfície interna contra arranhões.
Com duas pequenas dimensões, o uso deste domo permite ao fotógrafo levar todo o seu equipamento fotográfico em apenas 1 mochila, ficando o resto do material de mergulho na bagagem. Além da facilidade no transporte, o mergulhador não precisará se preocupar tanto com o domo, pois esse modelo pode ser levado em qualquer caixa de proteção na mochila e chamando menos atenção dos fiscais na hora do embarque.

Onde encontrar
A Sea Worker é a representante da Aquatica no Brasil, tendo disponível todos os modelos de caixas estanques e acessórios da marca.
O telefone deles é o (13) 3251-7417 e o site seaworker.com.br