Mola-Nadadeira2Até os dias atuais, as nadadeiras são comercializadas com tiras de calcanhar fabricadas em borracha siliconada.

Apesar de tanto avanço em design e qualidade, ainda assim, pouco foi mudado quanto à este ponto.

O grande problema, é que com o passar dos tempos, a borracha se degrada muito rapidamente, havendo à necessidade de troca, o que na maioria das vezes não acontece por falta de percepção ou esquecimento do mergulhador, e inesperadamente a tira acaba se rompendo em horas desagradáveis.

Se o rompimento ocorrer em casa, tudo bem, mas em quase 100% dos casos o rompimento ocorre no momento da equipagem no barco, e neste caso, dificilmente alguém terá uma tira extra para salvar o seu mergulho.

Imagine se isso ocorrer durante o mergulho ?

Analisando este ponto de falha, mergulhadores técnicos desenvolveram o que chamamos de Molas de Nadadeiras, que nada mais são, do que molas especialmente desenhadas e fabricadas em aço inox, dando a total garantia e firmeza necessária ao mergulhador mais preocupado com sua segurança, independente dele ser recreacional ou técnico.

Tira de Borracha Mola em aço inox
Diferenças Se degrada devido ao calor e contato com a água salgada Não se degrada. O calor e sal não alteram o aço inox.
Risco Grande. Se o mergulhador não der manutenção  em seus equipamentos, ele poderá ser pego de surpresa. Nenhum
Manutenção Exige manutenção preventiva Não exige troca
Custo  Relativamente alto para o que é, além da dificuldade para a troca. Baixo. Além da fácil colocação, o custo é muito baixo.

 

Mola-Nadadeira1Como obter

Atualmente existem diversos modelos no mercado, mas nossa equipe não só testou, como passou a utilizar o modelo fabricado pela GamaSub (21 96494-9935), uma empresa totalmente nacional e localizada no Rio de Janeiro.

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986, participando da primeira turma de Dive Master da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho e fotografia / vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS, em 2008, é o idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou em diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência quando o assunto é mergulho e naufrágios para a mídia e órgãos públicos no país, e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO.