Nadadeiras – Evitando o “enrosco”

Hoje, a grande maioria dos mergulhadores utilizam as nadadeiras com calço exposto.

Enrosco-Nadadeira3

Logo, o que temos atrás do calcanhar, é aquela tira de borracha que tem como objetivo ou molas de inox fixando a nadadeira em nossos pés.

Enrosco-Nadadeira1

Uma coisa é óbvia… essa tira está sempre exposta e na maioria das vezes, bem solta devido ao seu tamanho ou, com os anéis metálicos das molas em inox abertos, possibilitando que qualquer cabo possa enroscar nessas partes das nadadeiras.

Enrosco-Nadadeira2

Para evitar que essa área fique totalmente exposta, podemos usar um pequeno pedaço de câmara de roda de bicicleta, para que envolva a tira de borracha ou a mola de inox.

Enrosco-Nadadeira4

Procedimentos

1 – Vá até uma oficina de bicicletas e peça um resto de câmara de pneu de bicicleta já usada, e que tenha como destino o lixo. Assim, ela já sai de graça e não há necessidade em comprar uma câmara nova.

2 – Com uma tesoura, corte a câmara conforme o tamanho desejado para a colocação da parte extra da tira à ser fixada.

3 – Retire a tira da presilha.

Enrosco-Nadadeira5

4 – Insira a tira pela câmara já cortada e posteriormente, prenda a tira na presilha.

5 – No caso das tiras emborrachadas, insira a parte extra da tira na câmara novamente, e pronto, ela já estará protegida e diminuindo a possibilidade de enroscos.

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986 pela CMAS, participando da primeira turma da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount IANTD, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho, fotografia e vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, sendo o idealizador do portal Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP) e responsável pelo tema Mergulho no 1° Atlas dos Esportes do Ministérios dos Esportes.

Atuou na produção de diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência para a mídia, órgãos públicos no país e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO, quando o assunto é mergulho em naufrágio.

Veja também:

Profissionais podem se tornar Green Fins certificados gratuitamente

Curso gratuito visa orientar os profissionais do mercado internacional do mergulho com informações para a preservação dos corais.

Camiseta Dry Fit com proteção UV da Dive Water

O modelo segue uma nova tendência de roupas de proteção, sendo uam excelente opção para o mergulhador sair sem se preocupar com os raios solares.

Barreiras de campo magnético detêm 100% dos tubarões

Nova tecnologia de barreira faz com que os tubarões fiquem à distância dos seres humanos sem que tenham algum tipo de risco.

Bungee Strap TUSA – Tiras mais resistentes para nadadeiras

Tiras mais resistentes, podem ser usadas com todas as nadadeiras e permitem a colocação e remoção nas nadadeiras usando apenas um dedo.