Naufrágio alemão da 2ª Guerra Mundial encontrado na Noruega

Uma empresa norueguesa de rede elétrica, estava realizando varreduras no fundo do mar em 2017, quando encontrou um navio nazista próximo aos cabos subaquático de energia.

Recentemente o navio foi identificado como sendo o cruzador alemão Karlsruhe.

O naufrágio encontra-se a 500m de profundidade, com torres de canhão e suásticas estampadas. A forma do casco e as posições das torres revelaram a identidade do navio.

Era sabido o destino do navio Karlsruhe, mas ninguém sabia exatamente onde ele havia naufragado. “Finalmente após tantos anos, descobrimos a localização exata do cruzador”, disse o arqueólogo do Museu Marítimo da Noruega, Frode Kvalø.

A História de Karlsruhe

A marinha alemã atacava a Noruega, quando ocorreu o naufrágio. Era o início da invasão nazista ao país. Após o ataque, o governo norueguês precisou buscar refúgio na Grã-Bretanha, onde permaneceram até a rendição alemã em 1945.

Nos anos 1930, o navio realizou diversas patrulhas alemãs na costa da Espanha durante a Guerra Civil Espanhola de 1936. Quando a segunda guerra começou, ele estava sendo reformado e só entrou em ação em abril de 1940, no ataque à Noruega.

De acordo com Kvalø, o navio de guerra teve papel central na história na Noruega. A artilharia norueguesa atingiu Karlsruhe durante o ataque, mas os níveis de danos ainda não são claros. Após a batalha, o cruzador deixou a comunidade de Kristiansand para voltar à Alemanha, mas no meio do caminho, foi atingido por vários torpedos do submarino britânico Truant, que causou sérios danos. A tripulação logo abandonou o navio por ordem do comandante e sua localização se tornou um mistério por quase 80 anos.

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui para entrar em contato conosco e enviar o conteúdo a principal revista eletrônica sobre mergulho do Brasil.

Veja também:

Mergulhadores noruegueses encontram antigo naufrágio

Os destroços de um navio mercante do século XVIII foram descobertos na costa do sul da Noruega, e os mergulhadores devem receber uma "recompensa.

Cientistas encontram submarino alemão contaminando águas norueguesas

Lançado no fim da Segunda Guerra, submarino foi interceptado pelo exército inglês na Noruega e até hoje representa um risco para a população local.

A Colher do Tirpitz – Um dos naufrágios da Segunda Guerra Mundial

Um dos naufrágios da Guerra Mundial recebendo a visita de um brasileiro.