Algum tempo atrás escrevi num post, uma pequena história sobre um naufrágio na região de Porto Seguro – Arraial D’Ajuda, na Bahia, e que sempre tive a curiosidade de visitá-lo.

A primeira vez que tomei conhecimento, foi através de um instrutor de mergulho, que comentou a existência desse naufrágio, que por sua vez, tem uma característica marcante: uma metralhadora antiaérea em sua proa.

Felizmente nesse mundo, existem as pessoas que gostam de compartilhar as informações, e recentemente uma delas, esteve no local e me passou a marca GPS para que eu pudesse publicar aqui no Brasil Mergulho e dar a chance de todos poderem ir até lá conhecer o naufrágio.

A marca GPS é esta: 16° 27.268’S / 38° 33.417’W

O naufrágio encontra-se a 54Km de Porto Seguro, numa profundidade entre 45 e 50m.

Encontra-se de pé e ninguém sabe ao certo que navio é este, mas decidi nomeá-lo como “Guerra“, por ele possuir uma metralhadora em sua proa e ter indicativos de que seja uma lancha-torpedeira da Segunda Guerra Mundial.

Nota: Posteriormente um pescador de compressor informou que o naufrágio não teria a metralhadora, mas de fato, o local está repleto de munição aparentemente do tipo .50 .

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986, participando da primeira turma de Dive Master da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho e fotografia / vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS, em 2008, é o idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou em diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência quando o assunto é mergulho e naufrágios para a mídia e órgãos públicos no país, e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO.