Naufrágio USS Nevada encontrado em Pearl Harbor

O USS Nevada era uma embarcação resiliente, pois foi o único navio de guerra a ser enviado durante o ataque a Pearl Harbor, no dia 7 de dezembro de 1941, sobrevivendo às bombas e torpedos antes de se incendiar, encalhar e ser posteriormente reparado.

Ele utilizou armas contra posições alemãs na Normandia, no Dia D, depois apoiando as invasões de Okinawa e de Iwo Jima.

O navio de guerra de 175m de comprimento, chegou a ser pintado de laranja brilhante para ser alvo de testes nucleares no Atol de Bikini, sobrevivendo a detonação aérea de 23 quilotoneladas, que apresentou problemas, e depois por outra segunda detonação subaquática.

Posteriormente foi rebocado de Pearl Harbor para o mar, passando por outro teste explosivo detonado em seu casco. Depois foi atingido por projéteis lançados por cruzadores e bombardeado por aviões durante um exercício naval de vários dias. Finalmente, no dia 31 de julho de 1948, um torpedo lançado por um avião americano fez alegadamente o que os alemães e os japoneses não conseguiram fazer: enviar o Nevada para o fundo do mar.

Foram necessários quatro dias e meio para afundar o USS Nevada.

Pesquisas realizadas ao longo de 260 km² permitiram o encontro dos destroços do USS Nevada, que foram localizados a 65 milhas náuticas ao sudoeste de Pearl Harbor, pelas empresas Search Inc. e a Ocean Infinity.

Os destroços encontram-se a 4.670m de profundidade no fundo do Oceano Pacífico e uma  investigação indica que o navio afundou invertido e encontra-se em uma planície lamacenta, com um campo de destroços que se estende ao longo de 600m a partir do casco. A proa e a popa do navio ainda não foram encontradas.

Galeria de Imagens – Clique na imagem abaixo:

USS Nevada – Fotos: Ocean Infinity / Google Photos

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui para entrar em contato conosco e enviar o conteúdo a principal revista eletrônica sobre mergulho do Brasil.

Veja também:

Americanos afundam mais um navio na Flórida

O navio Okinawa foi afundado no último sábado na região de Pompano Beach, Estados Unidos, para a criação de recife artificial.

Florida ganhará outro naufrágio articial

Enquanto a prefeitura de Ilhabela dorme, americanos mostram competência vão afundar o 18º navio no parque de naufrágios em Pompano Beach.

Okinawa e Yonaguni – O misterioso monumento submerso

Visitando um local diferente e misterioso no japão.

Aquário Marinho de Okinawa

Um dos maiores aquários marinho do mundo agora no Japão.