Navegantes mais seguros com os novos helicópteros SAR da Marinha do Brasil

No dia 14 de junho, nas instalações da Helibras, em Itajubá-MG, a Marinha do Brasil recebeu sua primeira aeronave C-SAR (Combat-Search and Rescue – Busca e Resgate em Combate), da família Super Cougar, com o numeral N-7201. Dentro do programa H-XBR, que prevê a entrega de 16 unidades do helicóptero modelo H-225M para a Marinha do Brasil, a N-7201 é a primeira das três aeronaves na versão C-SAR a ser entregue.

O helicóptero em si é desenvolvido para guerra, para ser usado operações mais críticas, e tem por objetivo o regaste de tripulações abatidas ou que tenham se acidentado em território hostil, e fora dessas condições, é o equipamento mais usado para o resgate de náufragos e pessoas perdidas no mar.

Equipamentos

A unidade é fabricada com equipamentos de última geração contando com os seguintes:

PLS – Sistema de localização empregado em missões C-SAR que indica a marcação e distância de um sobrevivente, por meio de um código ou de uma frequência conhecida (MMSI / WAIS).

FLIR – é Capaz de produzir em alta qualidade e com cobertura de 360º, vídeos óticos com o alvo a grande distância, de dia ou noite, e sob qualquer tempo. Como principais características estão o laser ranger finder, para fornecer com precisão a distância até o alvo, e o geo point package, com inertial measurement unit, para reduzir a carga de trabalho e mostrar a latitude e longitude.

Além da cabine preparada para operação com a utilização de óculos de visão noturna com glass cockpit (monitores digitais com múltiplas funções), a versão C-SAR ainda conta com equipamento FLIR (Forward Looking Infra-Red), PLS (Personnel Locator System) e o farol de busca spectrolab, que amplia a capacidade de busca e resgate

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui para entrar em contato conosco e enviar o conteúdo a principal revista eletrônica sobre mergulho do Brasil.

Veja também:

Helicóptero do Dep. Ulisses Guimarães encontrado por um mergulhador ?

O instrutor Flávio Alcantara comenta sobre o encontro das peças de um helicóptero encontrado na região de Paraty e como está a confirmação.

Navio americano afundado na Segunda Guerra por U-Boat é encontrado

O navio americano USS Eagle PE-56 naufragou com 49 dos 62 tripulantes e foi localizado por um grupo de mergulhadores no Maine, Estados Unidos.

Navio da Marinha localiza naufrágio ao sul da ilha Queimada Grande

Tripulação do navio da Marinha do Brasil, Sirius, localizou naufrágio da embarcação de pesca Odemar II, desaparecida com parte da tripulação.

Destroços encontrados em Paraty podem ser do helicóptero de Ulysses Guimarães

Ao mergulhar para identificar o que estava prendendo as redes de pesca, um instrutor se deparou com fragmento ósseo e peças que podem ser do helicóptero.