Navio da Marinha localiza naufrágio ao sul da ilha Queimada Grande

Foto: Marinha do Brasil

O Navio Hidrográfico “Sirius” desatracou do píer da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) em 12 de março para realizar o Levantamento Hidrográfico da barra de Paranaguá-PR.

No dia seguinte, o Salvamar Sueste solicitou apoio da DHN para que o navio engajasse nas buscas da embarcação “Odemar II”, desaparecida com dois tripulantes, ao sul da ilha Queimada Grande, a cerca de 35 milhas de Santos- SP.

O “Sirius”, em conjunto com uma equipe volante da DHN, utilizou para a busca um sonar de varredura lateral, dispositivo rebocado que permite o imageamento por ensonificação do leito marinho e a detecção de objetos submersos.

Decorridos 5 dias de intensas buscas no mar, conseguiu-se localizar o casco da embarcação soçobrada, a 38 metros de profundidade, por meio do sonar de varredura lateral.

Após a localização, identificação e sinalização com boias, o “Sirius” reassumiu sua travessia rumo ao litoral Sul do Brasil, para dar início à sondagem da barra de Paranaguá, para elaboração da nova edição da carta náutica 1820. A comissão está prevista para terminar em 16 de maio de 2019.

Colaboração : Júnior Melo

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui e entre em contato conosco e evie o conteúdo para a maior revista eletrônica sobre mergulho do Brasil, com acesso gratuito aos mergulhadores.