Navio da Marinha localiza naufrágio ao sul da ilha Queimada Grande

O Navio Hidrográfico “Sirius” desatracou do píer da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) em 12 de março para realizar o Levantamento Hidrográfico da barra de Paranaguá-PR.

No dia seguinte, o Salvamar Sueste solicitou apoio da DHN para que o navio engajasse nas buscas da embarcação “Odemar II”, desaparecida com dois tripulantes, ao sul da ilha Queimada Grande, a cerca de 35 milhas de Santos- SP.

O “Sirius”, em conjunto com uma equipe volante da DHN, utilizou para a busca um sonar de varredura lateral, dispositivo rebocado que permite o imageamento por ensonificação do leito marinho e a detecção de objetos submersos.

Decorridos 5 dias de intensas buscas no mar, conseguiu-se localizar o casco da embarcação soçobrada, a 38 metros de profundidade, por meio do sonar de varredura lateral.

Após a localização, identificação e sinalização com boias, o “Sirius” reassumiu sua travessia rumo ao litoral Sul do Brasil, para dar início à sondagem da barra de Paranaguá, para elaboração da nova edição da carta náutica 1820. A comissão está prevista para terminar em 16 de maio de 2019.

Colaboração: Júnior Melo

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui para entrar em contato conosco e enviar o conteúdo a principal revista eletrônica sobre mergulho do Brasil.

Veja também:

Nova apreensão de pescadores na Laje de Santos

Policiamento ambiental marítimo flagra pesca ilegal em local proibido, no interior do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos.

Navio americano afundado na Segunda Guerra por U-Boat é encontrado

O navio americano USS Eagle PE-56 naufragou com 49 dos 62 tripulantes e foi localizado por um grupo de mergulhadores no Maine, Estados Unidos.

Fiscais flagram embarcação pescando ilegalmente na Laje de Santos

O fato ocorreu hoje e os infratores responderão por crime ambiental, além de pagar multa e terem seus equipamentos e embarcação apreendidos.

Tubarão-Baleia é flagrado por pescadores no RJ

Um grupo de pescadores que se encontravam nas proximidades do Rio de Janeiro, se depararam com um Tubarão-Baleia nadando lentamente próximo a embarcação.