Navio que transportou partes da bomba de Hiroshima é encontrado

O navio de guerra americano USS Indianapolis foi encontrado no Oceano Pacífico, após 72 anos embaixo d’água.

Em 1945, pouco antes do fim da Segunda Guerra Mundial, o navio foi atingido por um torpedo de um submarino japonês e acabou naufragando em penas 12min.

Os destroços foram descobertos na última sexta-feira a 5.500m de profundidade por uma equipe liderada pelo co-fundador da Microsoft, Paul Allen.

O Indianapolis foi destruído em 30/07/1945 no mar das Filipinas, entre Guam e o Golfo de Leyte, quando retornava de sua missão secreta destinada a entregar partes da bomba atômica que seria lançada pouco depois em Hiroshima, no Japão.

Dos 1.196 homens a bordo, apenas 316 foram resgatados, e agora, o naufrágio será considerado um memorial de guerra.

Um porta-voz dos sobreviventes, um dos 22 ainda vivos, disse que cada um deles tinha esperança do navio ser encontrado, e finalmente esse dia chegou.

O navio de pesquisas de Allen, chamado Petrel, foi especialmente preparado para explorações e buscas e já havia encontrado destroços de um navio de guerra japonês, o Musashi, e de um navio cruzeiro italiano, Artigliere, ambos da Segunda Guerra Mundial

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui para entrar em contato conosco e enviar o conteúdo a principal revista eletrônica sobre mergulho do Brasil.

Veja também:

Ambientalistas alertam para munições jogadas no lago de Genebra

O grupo francês Odysseus 3.1 enviou mergulhadores para descobrir a localização exata e o estado das munições não utilizadas.

Marinha inglesa destrói bomba nazista encontrada em naufrágio

Bomba alemã de 987kg da Segunda Guerra Mundial se encontrava nos destroços de um navio de guerra do século XVII, próximo de Southend Pier, em Essex.

Mergulhadores da marinha portuguesa desativam bombas em Setúbal

Um grupo de arqueólogos mergulhadores relatou o encontro de duas bombas na região de Setúbal, ao sul de Liboa, para a Marinha Portuguesa.

Bomba da Segunda Guerra é encontrada no porto de Sydney

Durante um mergulho de rotina, mergulhadores se depararam com uma bomba no fundo do mar e acionaram as autoridades.