Navio W. Besnard – Prefeitura de Ilhabela decide pelo afundamento

Após longos meses de discussão, a Prefeitura de Ilhabela decidiu finalmente pelo afundamento do navio Professor W. Besnard.

Havia um impasse na prefeitura, pois havia surgido a ideia de transformar o navio em museu, contudo, diante do alto grau de degradação em que o navio se encontra e o alto custo da reforma para transformá-lo em museu, finalmente a prefeitura decidiu dar continuidade e transformá-lo em recife artificial.

Segundo a prefeitura, o afundamento está previsto para ocorrer em 7 meses e estará localizado entre as ilhas Sumítica e Búzios, nas proximidades da Ilhabela.

Com o afundamento, o navio irá se transformar em um grandioso recife artificial e habitat de inúmeras espécies marinhas, sendo um novo ponto para os mergulhadores, aumentando o turismo local com a nova atração.

Atualmente a embarcação está atracada na região próxima ao atracadouro da DERSA, no cais do Armazém 5 do complexo.

O navio foi fabricado na Noruega em 1966 e atuou pela Universidade de São Paulo (USP) em 1967, obtendo o nome em homenagem ao primeiro diretor do Instituto Oceanográfico da USP, Wladimir Besnard, falecido em 1960. Após 40 anos em operação, o navio se tornou um ícone na história da oceanografia brasileira.

Em 2008 sofreu um incêndio e sua navegabilidade ficou comprometida, e desde então o navio permanece no porto de Santos-SP.

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui para entrar em contato conosco e enviar o conteúdo a principal revista eletrônica sobre mergulho do Brasil.

Veja também:

Galápagos que nada, Tubarão Baleia é na Ilhabela !

Eleandro Buziano estava passeando com sua lancha nas proximidades da Ponta Grossa, na Ilhabela, quando se deparou com um tubarão-baleia nadando calmamente.

Navio Prof. W. Besnard – Agora oficialmente doado e acaba a enrolação

Nova prefeita de Ilhabela assinou o termo de doação e embarcação passa a ser de responsabilidade de uma instituição que deseja transformá-lo em navio museu.

Ocean Cleanup Day – Ilhabela

Durante a semana do Meio Ambiente, foi realizada em Ilhabela um mutirão de limpeza pelos mergulhadores, gerando um excelente resultado na remoção do lixo.

Navio Prof. W. Besnard deverá ser doado para se tornar navio museu

Num acordo com portas fechadas e indo contra a tendência mundial, órgão público e ONG decidem transformar casco em navio museu.