Pesquisadores descobrem 12 naufrágios no Mediterrâneo Oriental

Arqueólogos britânicos encontrou 12 naufrágios a 1.900m de profundidade, no Mediterrâneo. As embarcações estavam carregadas com centenas de artefatos, como porcelanas chinesas, jarros, grãos de pimenta, cachimbos, dentre outros.

Segundo os pesquisadores, os navios revelam uma rota comercial da China para a Pérsia, Mar Vermelho e Mediterrâneo Oriental, que serviam comércios de especiarias e seda dos impérios grego, romano e otomano, a partir de 300AC.

Segundo um dos arqueólogos, dentro dos navios foram encontradas antigas porcelanas chinesas, pertencente à Dinastia Ming. Peças raríssimas em ótimo estado de conservação.

Um dos naufrágios possui grandes dimensões, e foi identificado como sendo um navio mercante otomano do século XVII, tendo 42m de comprimento. Acredita-se que este naufrágio tenha afundado em 1630, enquanto navegava entre o Egito e Istambul, transportando porcelanas chinesas recuperadas de outro naufrágio no Mediterrâneo.

Galeria de Imagens – Clique na imagem abaixo:

Naufrágio no Mediterrâneo – 30/04/2020 / Google Photos

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui para entrar em contato conosco e enviar o conteúdo a principal revista eletrônica sobre mergulho do Brasil.

Veja também:

Por que as máscaras de mergulho embaçam ?

Alguns aspectos contribuem para que a máscara de mergulho venha a embaçar. Conheça alguns motivos e veja como se prevenir.

Spool e Carretilha – Usando sem agredir o meio ambiente

Muitos mergulhadores utilizam spool e carretilha, mas é preciso ter o cuidado para não degradar o meio ambiente pelo mau uso.

Por que alguns acidentes com mergulhadores acontecem ?

Um estudo com 1.000 mergulhadores comprova que as principais causas de acidentes com mergulhadores poderia ter sido evitada.

Lusitânia: Morre milionário dono do segundo maior naufrágio do mundo

Gregg Bemis adquiriu os destroços do Lusitânia com objetivo de identificar o que ocasionou o afundamento rápido do navio, mergulhando nele.