Buscando novos pontos de mergulho, os mergulhadores Samyr Oliveira e Fagner Barros, residentes na cidade de Petrolândia, no interior de Pernambuco, decidiram mergulhar no velho Rio São Francisco e tentar encontrar a cidade de Petrolândia antiga, que ficou submersa após a construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga.

Um dos objetivos do mergulho era encontrar a Igreja Matriz de São Francisco de Assis, sonho do mergulhador Samyr, apesar dos amigos mencionarem que a igreja não deveria estar mais em pé.

As buscas

Samyr e Fagner conseguiram as plantas da antiga Petrolândia datada de 1987, na tentativa de identificar o local mais provável onde a igreja estaria e iniciar as buscas mergulhando.

Após algumas tentativas a dupla teve êxito em outubro de 2017, encontrando a igreja inteira aos 19m de profundidade.

A igreja estava apenas 50m de distância do local onde haviam parado a embarcação usada nas buscas. Foram encontrados os restos das construções de Petrolândia antiga, e o local acabou se tornando um novo ponto para os mergulhadores pernambucanos.

A visibilidade chega alcançar os 10m e a profundidade 20m em alguns lugares, e o mergulhador deve verificar previamente as condições com a operadora, pois em dias de fortes chuvas, a visibilidade tende a ser menor.

Atualmente a operadora Petrolândia Sub executa os mergulhos na região, sendo a melhor opção para quem desejar realizar um mergulho diferente no famoso Rio São Francisco.

O telefone deles é (87) 9967-2849 (Samyr) e o Instagram é petrolandiasub.

Galeria de Imagens – Clique na imagem abaixo

Petrolância – Fotos: Rodrigo Henrique / Google Photos

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui para entrar em contato conosco e enviar o conteúdo a principal revista eletrônica sobre mergulho do Brasil.