Polícia Ambiental Marítima flagra pesca irregular no litoral paulista

Policiais Militares da Companhia de Policiamento Ambiental Marítimo do 3° Batalhão de Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, a CIAMAR, realizavam patrulhamento pela Barra de Santos, momento que visualizaram a embarcação “PEPA XI” adentrando ao canal do Porto de Santos próximo a Ilha das Palmas

A referida embarcação é objeto de diversas denuncias anônimas referentes à pesca no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos (PEMLS), sendo abordada e vistoriada, bem como seus quatro tripulantes a bordo, sendo feita busca pessoal, onde nada de ilícito foi localizado, porém foram constatadas diversas infrações administrativas.

Foi solicitada a autorização de pesca embarcada dos tripulantes, sendo apresentada apenas a carteira de pesca amadora de um deles, o segundo tripulante informou não portar sua carteira de pesca e os demais não possuíam tal documento obrigatório para atividade pesqueira.

Na embarcação, foram localizados 70Kg de pescados entre anchova e carapau, obtidos de forma irregular, sendo imediatamente apreendidos e doados a duas instituições beneficentes da região. Na ocasião também foram apreendidas 08 (oito) varas de pesca munidas de molinete e petrechos diversos para pesca, os quais foram utilizados na infração.

Diante do exposto, foram elaborados 6 Autos de Infração Ambiental, com base nos artigos 36 parágrafo 1º inc. II “Pescar quantidades superiores a permitida” e 38 caput “Pescar sem autorização do órgão ambiental competente” e “Sem portar a autorização do órgão ambiental competente”, ambos da Resolução da Secretaria do Meio Ambiente n° 48 de 2014, totalizando R$ 16.800,00 em multas.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone (13) 3348-4774

Preservar o Meio Ambiente é preservar a Vida

CiaMar – Comunicação Social

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui para entrar em contato conosco e enviar o conteúdo a principal revista eletrônica sobre mergulho do Brasil.

Veja também:

Nova apreensão de pescadores na Laje de Santos

Policiamento ambiental marítimo flagra pesca ilegal em local proibido, no interior do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos.

Fiscais flagram embarcação pescando ilegalmente na Laje de Santos

O fato ocorreu hoje e os infratores responderão por crime ambiental, além de pagar multa e terem seus equipamentos e embarcação apreendidos.

Tubarão-Baleia é flagrado por pescadores no RJ

Um grupo de pescadores que se encontravam nas proximidades do Rio de Janeiro, se depararam com um Tubarão-Baleia nadando lentamente próximo a embarcação.

Navio da Marinha localiza naufrágio ao sul da ilha Queimada Grande

Tripulação do navio da Marinha do Brasil, Sirius, localizou naufrágio da embarcação de pesca Odemar II, desaparecida com parte da tripulação.