Por que as máscaras de mergulho embaçam ?

É comum as pessoas perguntarem por que as máscaras de mergulho embaçam, mas a grande maioria não sabe quais são as causas, e por vezes, a culpa é do próprio silicone ou do próprio mergulhador.

Processo de Fabricação

Durante o processo de fabricação da máscara de mergulho, o silicone utilizado recebe a adição de solvente, que por sua vez, acaba impregnando e máscara, dando início ao processo de volatização. O solvente volatiza o óleo de silicone.

O solvente é o principal problema das máscaras embaçarem e, para evitar esse tipo de problema, o ideal seria que logo após a fabricação da máscara, houvesse um processo de evaporação deste solvente. O problema que para obter essa evaporação, seria preciso deixar a máscara em um forno com uma determinada temperatura por pelo menos 24h antes de ser embalada, mas nos dias atuais isso é impossível, dado a grande demanda e produção em massa.

Pra piorar, logo após a fabricação, as máscaras de mergulho normalmente são embaladas em sacos plásticos e inseridas nas caixas, contribuindo ainda mais para que o solvente impregne o ambiente fechado onde a máscara se encontra.

Erros comuns dos mergulhadores

Máscaras de mergulho não se dão bem com componentes químicos, principalmente itens oleosos, e não é raro ver mergulhadores passando bronzeador ou repelente antes do mergulho. Normalmente esses itens possuem algum tipo de óleo na composição química, aumentando as chances da máscara embaçar.

Alguns mergulhadores também chegam a passar silicone na parte facial da máscara, a área que encosta no rosto do mergulhador e realiza a vedação. Isso é desnecessário, pois a grande maioria das máscaras atuais utilizam silicone na maior parte. Antigamente a lubrificação com silicone liquido na máscara contribuía para um aumento de vida útil do equipamento, porque no passado elas eram fabricadas usando borracha, diferentemente dos dias atuais.

O silicone líquido é um componente químico e pode contribuir para que a máscara fique embaçada. Além de não trazer benefícios ao equipamento, você poderá contribuir para na criação de um problema.

O rosto suado e oleoso também contribui para que a máscara de mergulho venha a embaçar, sendo recomendado passar uma toalha no rosto para enxugá-lo antes do uso da máscara, principalmente se o mergulhador(a) estiver muito suado em razão do excesso de calor na hora de ir mergulhar.

Uma forma de remover qualquer possibilidade de óleo no interior da máscara é utilizar detergente neutro para limpá-la, bastando pingar algumas gotas no interior da máscara e espalhar com os dedos. Isso ajudará na limpeza, pois o detergente consegue remover qualquer resquício de óleo que esteja presente, se for esse o caso.

Procedimentos para eliminar os restos de solventes nas máscaras

Existem dois procedimentos caseiros que ajudam na eliminação do solvente impregnado na lente da máscara de mergulho:

  • Queimar a lente com um isqueiro
  • Passar pasta de dente

O mergulhador pode utilizar um isqueiro para queimar a parte interna da lente e ajudar na evaporação do solvente oriundo do processo da fabricação da máscara.

Deixe a chamado isqueiro queimar as áreas da lente por alguns segundos. Surgindo o cinza escuro ocasionado pela chama, mude tão logo a chama de lugar para não danificar o vidro, pois o excesso de calor poderá destemperar o vidro e, em raras exceções, fazer com que ele trinque.

É imprescindível verificar previamente se a máscara possui lentes coladas. Neste caso não é recomendável queimar as lentes com isqueiro, pois isso poderá fazer com que o vidro descole do silicone, criando chances para alagamento da máscara. Muitas máscaras do tipo No Frame são fabricadas colando o vidro ao silicone facial, sendo importante ter atenção antes da realização do procedimento com o isqueiro.

Se você passou o isqueiro, posteriormente após a lavagem você deve passar pasta de dente na lente e deixá-la secar. Depois, esfregue a pasta ressecada com um papel higiênico, usando “certa pressão” para remover a pasta. Lave e repita o processo da pasta.

Pastas de dente possuem dióxido de titânio e ajuda muito na remoção da película que ocasiona o embaçamento na lente da máscara.

Hoje no mercado existem máscaras com borracha termoplástica e que não embaçam, porque o processo da fabricação é diferente e não utiliza o solvente durante a fabricação do equipamento.

Devemos lembrar também, que o uso de shampoo infantil como o Johnsons, pode ajudar a evitar que a máscara venha a embaçar, porque ele é um shampoo neutro e não agride os olhos.

Colaboração

  • Miguel Lopes (Aqualung)
  • Pabro Varela (SeaSub)

Foto: Clécio Mayrink

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986 pela CMAS, participando da primeira turma da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount IANTD, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho, fotografia e vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, sendo o idealizador do portal Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP) e responsável pelo tema Mergulho no 1° Atlas dos Esportes do Ministérios dos Esportes.

Atuou na produção de diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência para a mídia, órgãos públicos e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO, quando o assunto é naufrágio.

Veja também:

Protetor Solar X Computadores de Mergulho

O uso incorreto do protetor solar pode causar danos ao computador de mergulho. Entenda o problema e saiba como evitar transtornos.

Ficar próximo da embarcação pode causar prejuízos

Veja porque o mergulhador não deve ficar tão próximo da embarcação ao entrar na água para aguardar seu dupla.

Por que o mergulhador precisa soltar ar no interior da máscara ?

Entenda os motivos e assista ao vídeo onde um mergulhador aparece com os sintomas de barotrauma de máscara facial.

Quase 10 mil litros de óleo no mar de Santos-SP por negligência

Desmonte de embarcação no cais precisou ser interrompido após acidente e o IBAMA está monitorando o local.