Possível terceira espécie de Raias Mantas

Até 2009, os cientistas acreditavam existir uma única espécie de raia manta (M. birostris – “oceânica”), quando uma segunda foi descrita (M. alfredi – “de recife”); ambas estão classificadas como vulneráveis na lista vermelha IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais). O Projeto Mantas do Brasil está em uma cooperação internacional de cientistas para decifrar a possibilidade de existência uma terceira espécie, latino-americana, que habitaria desde o Golfo do México até o sudeste brasileiro.

Animais com essas características já foram registrados em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, na Bahia e em Pernambuco. Os avistamentos de raias-manta em Noronha, antes extremamente raros, vêm se intensificando ao longo dos anos – são quase 50 registros de 15 indivíduos diferentes desde 2002, sendo um morto por enrosco no porto (comprovando o perigo atual). Ou seja, as mesmas mantas reapareceram em diversas épocas do ano, indicativo de que escolheram a região como seu novo lar.

Material genético de manta é algo extremante difícil de ser coletado. E mais uma vez a equipe do Mantas do Brasil conseguiu. Eles retornaram de uma visita a Fernando de Noronha com raras amostras de DNA do Marcão, um macho jovem e dócil, e que ajudará ainda mais na pesquisa sobre esta possível terceira espécie de raia-manta habitando a costa brasileira. O trabalho está avançando a passos largos desde que foi realizada  a necropsia – a primeira do Brasil – de um animal encontrado morto (evidente descarte de pesca) em Cananeia, litoral sul de São Paulo, em abril deste ano.

O Projeto Mantas do Brasil tem o treinamento e as autorizações necessárias para pesquisa da espécie, incluindo coleta de material biológico, em todo o país.

Colaboração: Mantas do Brasil

Marcella Duarte (Contato para imprensa)
[email protected]
(11) 97140-0740

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui para entrar em contato conosco e enviar o conteúdo a principal revista eletrônica sobre mergulho do Brasil.

Veja também:

Fernando de Noronha reabre Parque Nacional a partir de sábado

A reabertura da visitação pública será feita de forma gradual e de forma monitorada, segundo portaria publicada na última sexta-feira.

Pesquisadores encontram banco de corais com 16Km² em Noronha

De acordo com Equipe do Departamento de Oceanografia da UFPE, os corais estão nos 50m de profundidade e distante cinco quilômetros da ilha.

Raias Mantas estão morrendo em Noronha por interferência humana

Por causa de um spot de luz no portinho de Fernando de Noronha, as raias mantas estão sendo atraídas para o local, colocando-as sob risco.

Raia Manta é avistada na Laje de Santos no último final de semana

Durante a visitação, mergulhadores esbarraram com uma grande raia manta nadando tranquilamente pelo local e deu um show de beleza.