Pregador de Cavernas Sinalizado

Muitos mergulhadores utilizam a técnica de mergulho em cavernas para a realização de pesquisas científicas em si.

No mergulho de caverna é comum o uso de pregadores de roupa, como forma de sinalização ao próprio mergulhador que o posiciona no cabo de guia. Esta sinalização é pessoal e não há uma regra em sim. De fato, ele é um item importante na orientação do mergulhador.

Pregador com a fita sinalizadora
Pregador com a fita sinalizadora

Assim como o velho ditado “vivendo e aprendendo”, estive conversando com um experiente pesquisador de cavernas na França, é possível perceber as diferenças nas técnicas normalmente usadas nos mergulhos em cavernas, e um pequeno detalhe me chamou bastante a atenção… o uso dos pregadores com sinalização refletiva.

Normalmente os pregadores não possuem uma característica diferenciada, sendo apenas identificados por sua coloração, e em alguns casos, pelo nome do mergulhador escrito no pregador, o que muitas vezes acaba trazendo certa dificuldade na leitura do nome embaixo d’água, devido às pequenas dimensões que um pregador possui.

Alguns mergulhadores europeus passaram a adicionar uma pequena fita refletiva que facilita a visualização dos pregadores mesmo embaixo d’água.

Esta fita em si, é amplamente utilizada nas caçambas dos caminhões para “chamar a atenção” dos motoristas ao seu redor, pois com a incidência da luz sob a fita, produz um efeito de luz prateada, como os chamados “olhos de gato”.

Mas porque usar isso nos mergulhos em cavernas ?

Porque ao bater com um facho luminoso proveniente da lanterna sobre o pregador preso ao cabo guia, mesmo de longe, é possível avistá-lo mais facilmente, tornando o mergulho mais seguro e diminuindo o tempo de visualização do pregador pelo mergulhador.

Essas fitas são fabricadas pela 3M e podem ser facilmente encontradas em lojas de autopeças ou nas chamadas “Casa da Borracha”, muito comuns nos grandes centros.

Para colocá-lo no pregador, basta apenas cortar um pedaço desta fita de forma que caiba nas laterais do pregador, e colar no mesmo.

Pregador com a fita sinalizadora
Pregador com a fita sinalizadora

É um procedimento simples, e quem mergulha em cavernas sentirá a diferença na hora de avistá-lo embaixo d’água.

Se você tem alguma outra dica, entre em contato conosco, pois um detalhe como o mencionado acima, pode fazer uma boa diferença em nossos mergulhos.

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986 pela CMAS, participando da primeira turma da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount IANTD, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho, fotografia e vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, sendo o idealizador do portal Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP).

Atuou na produção de diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência para a mídia, órgãos públicos no país e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO, quando o assunto é mergulho em naufrágio.

Veja também:

Mergulho em Caverna – Uso de câmera pode ser um grande risco

Pouco se comenta sobre o assunto, mas os acidentes dão o indicativo de que o uso de câmeras pode criar riscos no mergulho de caverna.

Relato: Uma pequena caverna e um incidente

Um relato de uma situação complicada enfrentada por um mergulhador em uma caverna marinha usando a configuração sidemount.

Seta de Caverna e a sua origem

Elas mudaram o mergulho de caverna, trazendo mais segurança e a garantia da indicação correta da saída de ambientes com teto.

Ossadas humanas da Era do Gelo são encontradas em caverna alagada

Artefatos foram localizados durante uma expedição de mergulho nas cavernas do México.