Proteção de Torneiras – Não perca seu gás

Como sempre digo, com o passar dos tempos, acabamos descobrindo boas dicas que alguns mergulhadores que acabam surgindo com idéias, que de alguma forma, traz algum tipo de benefício aos mergulhadores. E como sempre, gosto de repassar esse tipo de informação, para benefício de todos.

Lá estava eu na Mina de Mariana, em Minas Gerais, para alguns dias de mergulho na já famosa mina alagada, quando percebo um estranho objeto atrelado à torneira de alguns cilindros de mergulho.

Torneira-Protecao2

Ao verificar de perto, pude constatar que se tratava de uma proteção na manopla da torneira, cujo objetivo, é tentar evitar que o cilindro venha perder o gás durante o seu transporte na caçamba das pickups.

Essa perda de gás pode ocorrer através do atrito da manopla com algum outro objeto, em virtude da trepidação da caçamba do veículo durante o transporte. Se a manopla desrosquear um pouco, poderá abrir o suficiente para facilitar a saída do gás durante o transporte.

Agora imagine você ter viajado quilômetros e mais quilômetros, e descobrir que a sua dupla de cilindros com Trimix, acabou sendo esvaziada durante o transporte ?

Fora o prejuízo pela perda do gás, existe a possibilidade disso ocorrer em algum destino remoto, onde pode ser complicado encontrar uma operadora para a recarga. Daí, é sentar e chorar literalmente.

Torneira-Protecao3

Uma solução

A solução encontrada, é a colocação de um pequeno pedaço de cano PVC rígido ao redor da manopla, deixando que ele fique preso à torneira através de um pedaço de cabo elástico de nylon, que permitirá a sua colocação e remoção.

O melhor PVC para isso, é o cano de PVC marrom, que é utilizado para a passagem de água sobre pressão, fabricado com paredes mais rígidas.

Torneira-Protecao1

O cano de PVC branco é utilizado para esgoto, e como não existe pressão, pois o fluxo de água se dá pela inclinação do cano, suas paredes são mais finas, não sendo uma boa opção na construção deste acessório.

É uma dica simples, porém, que pode ajudar muito, principalmente aos aqueles que acabam viajando bastante e transportando seus cilindros de mergulho em veículos.

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986 pela CMAS, participando da primeira turma da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount IANTD, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho, fotografia e vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, sendo o idealizador do portal Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP) e responsável pelo tema Mergulho no 1° Atlas dos Esportes do Ministérios dos Esportes.

Atuou na produção de diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência para a mídia, órgãos públicos no país e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO, quando o assunto é mergulho em naufrágio.

Veja também:

Mergulho na História – Torneira com reserva, já ouviu falar ?

No passado elas eram peças fundamentais na segurança do mergulhador, e felizmente caíram em desuso com o advento do manômetro de imersão.

Cilindros de Carbono – Uma realidade no mergulho

Eles pesam menos, requerem menos lastro e conseguem ter uma capacidade superior em armazenamento de gás. Saiba mais sobre os cilindros de carbono.

Rede de Proteção de Cilindros de Mergulho: Usar ou não ?

O que deveria proteger o equipamento de mergulho, na maioria das vezes acaba contribuindo para um efeito contrário. Saiba mais...

Compra de cilindro de mergulho usado – Um negócio arriscado

Muitos mergulhadores adquirem cilindros de mergulho usados, mas devem se atentar em alguns aspectos para não entrar em uma roubada.