Alguns mergulhadores utilizam o protetor solar para se protegerem dos raios rolares, e por acabar ficando próximo dos computadores de mergulho no pulso do mergulhador, é importante conhecer um detalhe pouco divulgado.
Muitos computadores tem sua caixa externa fabricada em policarbonato, e há pelo menos um estudo bem documentado sobre rachadura em policarbonato, onde a causa principal foi o uso de filtro solar. Existem outros estudos semelhantes que relacionam outros produtos, como loção para as mãos, por exemplo.
A grande maioria dos computadores não utiliza vidro, e sim, uma placa plástica de policarbonato transparente (Lexan) para vedar o corpo do computador e permitir a visualização da tela com as informações do mergulho.
Apesar das rachaduras em computadores causadas pelo protetor solar serem raras, a coisa muda quanto a placa transparente. Há vários casos comprovados que o contato da placa com o protetor solar acaba causando marcas ou distorções, dificultando a visualização das informações pelo mergulhador.
A melhor recomendação, é evitar o toque no painel frontal da tela do seu computador de mergulho quando estiver usando protetor solar.
Produtos químicos são geralmente resistentes à água e se você suspeitar que podem haver restos de protetor solar ou loção em seu computador de mergulho, ao chegar de viagem, a melhor opção é limpá-lo usando detergente neutro de forma suave, tomando cuidado para não arranhar a tela.
Como segunda opção, o shampoo de bebê pode ajudar nessa remoção química também.
É importante lembrar, que o protetor solar e qualquer outro creme ou loção, são produtos químicos, e não combinam com os equipamentos de mergulho.