Raro Tubarão Megamouth avistado por pescadores

Um tubarão foi avistado no dia 26 de março por um pescador da cidade de Harper, no sudeste da Libéria. A descoberta foi relatada aos cientistas da Environmental Justice Foundation da Libéria, que identificaram o animal como um tubarão megamouth masculino medindo 3.8m de comprimento, praticamente um adulto.

Os tubarões Megamouth (Megachasma pelagios) eram desconhecidos da ciência até 1976, quando o primeiro espécime registrado foi acidentalmente capturado na âncora de um navio da Marinha americana, no Havaí.

São peixes de águas profundas e, desde então, têm sido observados em águas tropicais e subtropicais em todo o mundo, embora a maioria dos avistamentos tenha se concentrado nas águas do Japão, Taiwan e Filipinas.

Megamouths é uma das três espécies existentes de tubarões que alimentam utilizando filtros, sendo as outras o tubarão-frade e o tubarão-baleia.

O avistamento na Libéria é o segundo avistamento de dois nas águas da África Ocidental. Em 1995 pescadores do Senegal capturaram um.

Os megamouths estão na lista de “menor preocupação” pela Lista Vermelha da IUCN, porque há poucos dados sobre esses tubarões.

A descoberta deste animal nas águas costeiras da Libéria reitera a necessidade de entender melhor nossos oceanos e toda a vida dentro deles, afirma um relatório no site da Environmental Justice Foundation da Libéria.

Imagens do Megamounth em um documentário do Discovery

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui para entrar em contato conosco e enviar o conteúdo a principal revista eletrônica sobre mergulho do Brasil.

Veja também:

Encontro raro: Tubarão Megamouth filmado no Japão

Preso em uma rede de pesca, o tubarão foi libertado e filmado por mergulhadores japoneses.