Roupa Seca – Urina na roupa e selantes rasgando na hora de mergulhar

Antes de mais nada, não, não urinei na roupa. A foto acima é meramente ilustrativa (rsrs)

Não é raro escutar que algum mergulhador utilizando roupa seca, acabe tendo problemas com o vazamento da urina para o interior da roupa. Isso ocorre principalmente com os homens utilizando a pee-valve, que pra quem não sabe, é um dispositivo que permite a expulsão da urina para o exterior da roupa, e existem algumas causas para isso.

A principal delas e mais comum, é o procedimento incorreto na hora de urinar.

Independente da pee-valve ser manual ou automática, o mergulhador precisar se certificar que haja pressão positiva no interior da roupa, na área por onde a urina vai passar, isto é, precisa ter ar na região entre a “camisinha” e a válvula. Se a pressão estiver negativa, ou seja, com a roupa “esmagada” no corpo do mergulhador, essa pressão negativa fará com que o pequeno espaço da camisinha té a conexão com a mangueira, acabe ficando esmagado, dificultando a expulsão da urina pela mangueira.

O mergulhador fará um esforço maior para urinar, mas ela encontrará uma “barreira”, e sairá pela área com menor resistência, ou seja, uma das pontas da camisinha (base e ponta de conexão com a mangueira).

Então, é importante lembrar de injetar ar no interior da roupa seca e posicioná-lo na altura da região pélvica, para que a urina transpasse com facilidade até o exterior da roupa seca, sem tê-la esmagando a camisinha e a mangueira de expulsão.

Selantes rasgando na hora do mergulho

Um dos grandes temores daqueles que utilizam roupa seca, ocorre durante a colocação.

É o momento em que há maior chance do selante rasgar e o mergulho ser cancelado pela falta de outra roupa no local.

Pra quem não sabe, os selantes são as partes responsáveis pela vedação da roupa em locais de movimentação, como pescoço e punhos. Normalmente os selantes são fabricados em borracha sintética, mas também encontramos alguns modelos em silicone.

Com o passar do tempo, calor e desgaste, os selantes vão se degradando até o momento em que acaba rasgando e deixando o mergulhador na mão. Muitas vezes isso ocorre sem avisar, pegando o mergulhador despreparado. Eu mesmo já passei por isso no passado e é uma situação desagradável. No dia em questão, consegui fechar o punho utilizando silver tape e mergulhar. A água não era tão gelada e houve entrada de água na roupa, terminando o mergulho com o braço molhado.

Diante dessa possibilidade, é importante que o mergulhador realize a substituição dos selantes de tempos em tempos, independente deles não apresentarem sinais de desgaste, porque uma hora um deles irá rasgar e provavelmente você só irá descobrir no momento em que for vestir a roupa, não tendo a chance de substituí-lo no local.

Algumas roupas possuem um sistema que permite a troca dos selantes a qualquer momento, mas são mais raras no mercado.

Outro cuidado que o mergulhador deve ser, é evitar que os selantes fiquem expostos enquanto estiver com a roupa parcialmente aberta, principalmente entre um mergulho e outro, pois ele pode acabar encostando em algum objeto pontiagudo e rasgar instantaneamente.

Além disso, deixar a roupa seca aberta enquanto está vestida, força demasiadamente o zíper, podendo acarretar em dano e, consequentemente, num grande prejuízo com a necessidade de substituição do zíper por um novo.

Ao colocar a roupa, evite puxá-la, deixando os selantes esticados para que deslizem sob o corpo. O correto é vestir a roupa puxando o selante por completo, pois isso evitará uma sobrecarga no selante e diminuirá as chances de um rasgo momentâneo.

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986 pela CMAS, participando da primeira turma da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount IANTD, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho, fotografia e vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, sendo o idealizador do portal Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP) e responsável pelo tema Mergulho no 1° Atlas dos Esportes do Ministérios dos Esportes.

Atuou na produção de diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência para a mídia, órgãos públicos e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO, quando o assunto é naufrágio.

Veja também:

Roupa Seca – Modelo em Tecido ou Neoprene ?

Esse tipo de dúvida é frequente entre os mergulhadores e dificilmente é um assunto discutido entre eles, mas conheça algumas diferenças entre elas.

Roupa Seca e algumas considerações sobre riscos

Certamente a roupa seca tem enormes benefícios, mas alguns pontos merecem a atenção do mergulhador e normalmente são pouco divulgados.

Zíper de roupa de mergulho deve ser fechado devagar !

O fechamento da roupa de mergulho deve ser realizado lentamente, para evitar possíveis transtornos ainda antes de iniciar o mergulho

Roupa Seca – O melhor custo benefício que o mergulhador pode ter

Passar frio durante o mergulho é extremamente desagradável, mas existe solução ao alcance de todos os mergulhadores, mas é preciso investir.