Snorkeling em uma área pouco conhecida de Bonaire

Com algumas idas e vindas à famosa ilha de Bonaire, no Caribe, tive a oportunidade de criar laços de amizade por lá, e que de certa forma, acabou contribuindo para que eu conhecesse melhor a ilha e seus pontos turísticos.

Em uma das oportunidades que tive por lá, fui convidado pra fazer um snorkeling em uma área que os turistas normalmente não vão, muito provavelmente, pela falta de informação e/ou por não acreditarem no potencial do local.

Pra falar a verdade, confesso que nem curto muito snorkeling, mas topei na hora e fui com eles até lá pra conhecer o ambiente de perto, afinal de contas, visitar um novo ponto de mergulho com o próprio pessoal da ilha, certamente iria render coisa boa.

A ideia era ir nadando até o conhecido ponto denominado White Hole, uma formação rochosa com um buraco no meio, distante aproximadamente 800m do ponto de partida, que fica em uma praia deserta e próxima da região de Lac Bay, onde está Sorobon Beach, uma das praias mais famosas de Bonaire.

A praia onde paramos o carro, era um local sem graça e totalmente sem ninguém e sem atrativos. Local deserto com mato de um lado e mato do outro, e aquele sol de rachar na cabeça.

Nos equipamentos, entramos na água com baixíssima profundidade e começamos a bater pernas bem devagar para apreciar a formação de corais que iam surgindo à nossa frente. A profundidade é extremamente baixa, variando entre alguns centímetros aos 5m na parte mais funda, já no final do percurso. A natação é bem segura, porque há uma formação de corais e pedras que alcançam a superfície, sendo uma verdadeira barreira de corais que cria uma proteção natural contra as ondulações da face menos abrigada da ilha, onde o mar costuma ser mais agitado.

Pra mim, era notório que os turistas não visitam o local com frequência, pois os corais estavam muito bem preservados, formando uma belíssima vida marinha e variada, proporcionando muitas fotos e belíssimos registros em nossas mentes. Os amantes da fotografia em close-up e macro, certamente irão adorar o local pela variedade de espécies e o show colorido do local.

Pelo menos ficou pra mim, a imagem de um verdadeiro berçário de peixes, pois havia uma infinidade deles nadando entre os corais e realizando um belo balé aquático. Algumas vezes encontrávamos grandes cardumes com peixes de maior porte olhando pra gente do tipo “quem são vocês ?”

Foi uma experiência muito bacana e fez passar o dia sem fazer muito esforço, pois a maior parte do mergulho você se mantém na superfície, se deslocando com tranquilidade e sem pressa.

Depois de mais de 2h na água, retornamos até a praia onde estava o carro e fomos até Sorobon Beach tomar uma cerveja holandesa bem gelada e finalizar os mergulhos do dia, aproveitando o belo pôr do sol.

Esse snorkeling é boa recomendação para o período de “No flight” no dia anterior ao voo de retorno, que não podemos mergulhar com equipamento autônomo.

Nadando até o White Hole

Foto: Google Earth

Nosso objetivo no dia também era alcançar o White Hole, que é um ponto bem conhecido na ilha por causa da formação natural do local. Já havia conhecido o White Hole indo de barco a convite da operadora Bonaire East Coast Diving no passado, mas ir nadando ?

Acabei indo a nado em duas ocasiões, mas particularmente não recomendo fazer isso pela segurança. Nas duas ocasiões estava com o pessoal da ilha, e alguns deles são responsáveis por algumas operações de mergulho saindo de barco em Bonaire. Além de conhecerem bem a região porque mergulham todos os dias por lá, eles também sabem quando as viradas de marés ocorrem, e como o White Hole fica fora da pequena barreira de corais, o local é desabrigado e com fortes correntes dependendo do horário.

Minha recomendação é não passar da parede de corais para o lado de fora, área voltada para o mar aberto. Procure manter a parede de corais que aflora sempre no visual para saber o limite de segurança e não ser pego de surpresa, indo parar no lado de fora. A pequena barreira de corais também ajuda na segurança contra um possível fluxo de água vazante em direção ao mar.

 

Foto: Clécio Mayrink

Conclusão

Os mergulhos no White Hole foram sensacionais, mais isso é história para outro artigo. O que ficou registrado desses snorkelings naquela região, são as belezas naturais que a ilha de Bonaire pode proporcionar aos mergulhadores. A ilha sempre nos surpreende com sua vida marinha e excelentes condições de mergulho para todos os tipos de mergulhadores, independente da idade e condições físicas de cada um.

Agradecimentos aos amigos de Bonaire que sempre foram atenciosos e prestativos com nossa equipe, apresentando a ilha e seus belos pontos de turismo de mergulho. Em especial ao pessoal do Buddy Dive Resort com seu profissionalismo.

 

Foto: Clécio Mayrink

Como chegar

Pegamos a pick-up e seguimos em direção a Lac Bay, onde está localizada a praia de Sorobon (Sorobon Beach), uma das principais praias da ilha.

Ao entrar na avenida que dá acesso a Sorobon Beach, alguns metros depois viramos à direita em uma pequena estrada de terra (GPS 12 5.356” N / 68 14.124” W), e seguimos por 160m aproximadamente até alcançar uma área mais larga que dá acesso a uma praia.

É parar o carro, se equipar e entrar na água.

 

Foto: Google Earth

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986 pela CMAS, participando da primeira turma da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount IANTD, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho, fotografia e vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, sendo o idealizador do portal Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP).

Atuou na produção de diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência para a mídia, órgãos públicos no país e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO, quando o assunto é mergulho em naufrágio.

Veja também:

Bonaire – Imagens gerais da ilha e dos mergulhos

Algumas imagens da superfície da ilha e dos mergulhos, dando um panorama básico sobre como é viajar para um dos pontos de mergulho mais famosos do mundo.

A história do naufrágio Hilma Hooker de Bonaire

Um breve histórico sobre um dos naufrágios mais famosos do Caribe e do mundo.

Bonaire: Tag de mergulho custará mais caro em 2019

Segundo a entidade que administra a ilha, o tag não tinha o valor corrigido há 13 anos e houve um grande aumento na demana das ações.

Pescador é flagrado desmembrando arraia em Bonaire

O fato foi registrado por um turista que posteriormente fez a denúncia ao órgão de fiscalização do parque marinho.