Stress e a Doença Descompressiva: Estão relacionados ?

Alguns mergulhadores são admitidos em câmaras hiperbáricas, com sintomas de doença descompressiva, mesmo quando as regras das tabelas descompressivas foram estritamente seguidas. A razão para tal “HIT”, continua sem resposta.

A Doença Descompressiva, ou “Bends”, ocorre quando a eliminação do gás dos tecidos do corpo é inadequada, para ficar em paralelo com a taxa de diminuição da pressão externa, resultando numa supersaturação do gás, no tecidos. Essa supersaturação dos tecidos, pode permitir que o gás saia da solução, na forma de bolhas (ou aumentando a proporção do crescimento das fases livres). As bolhas são, primariamente, formadas por nitrogênio (Weinke, 1991).

Conteúdo completo para Assinantes

ou assine agora mesmo:

1 ano: R$ 59,90

2 anos: R$ 99,90*





* A melhor opção pois você garante a isenção de possíveis aumentos no período.

Veja também:

Mergulhadores alcançam 720 metros de profundidade

O fato ocorreu no dia 23 de janeiro de 1981, nos Estados Unidos, durante algumas pesquisas de um importante centro médico.

Caso raro: Mergulhador com vazamento de fluído dos vasos sanguíneos

Esta forma extrema de resposta inflamatória devido ao mergulho, raramente foi relatada em todo o mundo, disse um médico.

Exercícios antes ou após o mergulho causam problemas ?

Essa é uma dúvida frequente e o mergulhador deve conhecer alguns aspectos relacionados com este assunto. Veja mais neste artigo.

Ataques de pânico no mergulho

Estudos sugerem que episódios de pânico ou quase pânico podem explicar muitos acidentes de mergulho recreativo.