Submarino soviético é encontrado na Suécia

Um submarino da classe Whisky, típico da década de 50 e comum na marinha soviética foi descoberto por acaso durante uma pesquisa de exploração do fundo do mar.

O naufrágio encontra-se em uma área da Suécia, comprovando que a Suécia estava tendo frequentes invasões dos submarinos do bloco oriental durante na década de 80.

Os inspetores entregaram as imagens e outras informações as autoridades suecas, porém, os militares afirmaram que não irão investigar o assunto, apesar do fato de que o comandante-chefe Bengt Gustafsson, acreditar que o submarino poderia ajudar a explicar alguns fatos.

O CEO da empresa de topografia que encontrou o submarino, Ola Oskarsson, acredita que novas investigações seriam necessárias para confirmar se o submarino foi perdido durante um reboque ou afundado por militares suecos.

Para Bo Rask, Chefe de Gabinete do Comando Tático Naval, não vê razão realizar novos mergulhos no naufrágio a esta altura.

Segundo o ex-chefe do Estado Maior de Defesa, Bengt Gustafsson, existe a possibilidade de que este submarino seja um polonês e que poderia ter sido atingido por granadas pelo caça-submarino Utö, na década de 1980.

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui para entrar em contato conosco e enviar o conteúdo a principal revista eletrônica sobre mergulho do Brasil.

Veja também:

Seria o irmão gêmeo do naufrágio do Vasa encontrado recentemente ?

Os arqueólogos descobriram dois grandes navios de guerra do século XVII ao largo de Vaxholm, no arquipélago de Estocolmo, na Suécia.

Submarino britânico encontrado 101 anos após afundamento

Um naufrágio ao largo da costa norte da Dinamarca foi identificado como sendo o submarino britânico HMS G8, desaparecido em 1918.

Naufrágio de 500 anos aparece no fundo do mar Báltico

Sua condição é primitiva, mas sua identidade é um mistério. Por enquanto, os arqueólogos marítimos chamam de Okänt Skepp, sueco de "navio desconhecido".

Submarino francês encontrado meio século após o desaparecimento

O submarino francês "La Minerve", desapareceu em 1968 com 52 homens, foi encontrado esta segunda-feira ao largo de Toulon, 50 anos depois do seu naufrágio.