Um submarino da Marinha dos EUA desaparecido por 75 anos foi encontrado em Okinawa, no Japão.

O USS Grayback foi descoberto em junho, de acordo com o Lost 52 Project, um grupo de exploradores submarinos cuja missão é encontrar os destroços de todos os submarinos americanos perdidos na Segunda Guerra Mundial.

O Grayback partiu de Pearl Harbor em 28 de janeiro de 1944, para sua décima patrulha de combate. Dois meses depois, foi listado como desaparecido e supostamente perdido.

No ano passado, um pesquisador amador no Japão detectou um erro na latitude e longitude do local onde o Grayback provavelmente afundou. Os registros estavam errados por um único dígito, que alterou a localização em 185Km.

No início deste ano, usando as novas informações, exploradores particulares localizaram os destroços do Grayback sob 420m de profundidade. Tim Taylor, chefe do Projeto Lost 52, disse ao New York Times que sua equipe ficou “exaltada” pela descoberta. “Mas também é preocupante, porque acabamos de encontrar 80 homens”, disse ele.

Segundo a Marinha, o USS Grayback foi um dos submarinos de maior sucesso na guerra, afundando um total de 14 navios.

No início deste ano, os exploradores do Projeto Lost 52 encontraram o USS Grunion, um submarino que afundou em 1942 em sua missão inaugural durante a Segunda Guerra Mundial, na costa do Alasca.

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui para entrar em contato conosco e enviar o conteúdo a principal revista eletrônica sobre mergulho do Brasil.