Substituindo o Suspensório da Roupa Seca

Toda roupa seca usada no mergulho possui um suspensório interno que tem como objetivo, permitir que o mergulhador remova a parte superior da roupa após o mergulho, deixando o mergulhador mais à vontade e sem arrastar os braços e selantes dos pulsos da roupa no chão.

Normalmente quando regressamos do mergulho, tiramos a parte de cima da roupa para ventilar e ter maior movimentação dos braços, além de deixar o pescoço livre do selante superior, dando um conforto maior quando se está fora d´água.

O problema é com o passar dos tempos, o suspensório vai perdendo sua elasticidade, sendo preciso substituí-los.

Para a substituição, o correto seria enviar a roupa seca para uma empresa que realizasse o serviço, porém, nem sempre isso é tão fácil, porque a roupa seca é importada e não é qualquer pessoa que sabe realizar os serviços de manutenção em roupas secas no Brasil, contudo, a substituição do elástico não é um bicho de 7 cabeças e você consegue fazer isso sem grandes dificuldades.

O elástico pode ser encontrado facilmente em armarinhos e você deve ter atenção quanto à elasticidade, pois o elástico usado nesses suspensórios são mais fortes, então, é preciso tomar cuidado para não comprar um elástico fraco. Você não vai gastar mais que alguns R$ para comprar ele.

Para a substituição normalmente é preciso desfazer a costura das bases onde a ponta do elástico é fixado, para costurar o novo elástico. No meu caso, decidi desfazer a costura dessa base e remover o elástico antigo, e colocar um passador no lugar, pois dessa forma, futuramente poderei substituir o elástico de forma rápida e sem precisar de ninguém, mas é uma escolha pessoal.

Logo, você tem três opções:

  1. Costurar a ponta do elástico novo na base do antigo;
  2. Ao invés de costurar o elástico novo, emendar a ponta do elástico antigo com o novo;
  3. Colocar um passador plástico nessa base do elástico antigo e fazer a fixação do novo elástico através de algumas passagens de nó pelo passador.

Optei pela opção 3, pois dessa forma, poderei substituir o elástico do suspensório de forma fácil e sem precisar de ninguém.

Quanto à costura, qualquer costureira profissional poderá refazê-la sem problemas e de forma rápida.

Veja através das fotos abaixo, o passo a passo para a substituição do elástico:

 

Substituição sem costura do passador na base – Clique na imagem abaixo
Elástico de Roupa Seca – 1 – Fotos: Clécio Mayrink / Google Photos

 

 

Substituição com costura e fixação do passador na base – Clique na imagem abaixo
Elástico de Roupa Seca – 2 – Fotos: Clécio Mayrink / Google Photos

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986 pela CMAS, participando da primeira turma da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount IANTD, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho, fotografia e vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, sendo o idealizador do portal Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP).

Atuou na produção de diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência para a mídia, órgãos públicos no país e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO, quando o assunto é mergulho em naufrágio.

Veja também:

Roupa Seca – Modelo em Tecido ou Neoprene ?

Esse tipo de dúvida é frequente entre os mergulhadores e dificilmente é um assunto discutido entre eles, mas conheça algumas diferenças entre elas.

Roupa Seca e algumas considerações sobre riscos

Certamente a roupa seca tem enormes benefícios, mas alguns pontos merecem a atenção do mergulhador e normalmente são pouco divulgados.

Zíper de roupa de mergulho deve ser fechado devagar !

O fechamento da roupa de mergulho deve ser realizado lentamente, para evitar possíveis transtornos ainda antes de iniciar o mergulho

Roupa Seca – O melhor custo benefício que o mergulhador pode ter

Passar frio durante o mergulho é extremamente desagradável, mas existe solução ao alcance de todos os mergulhadores, mas é preciso investir.