Teoria da Descompressão

A primeira descrição de problemas relacionados com a pressão em seres humanos foram realizados por Triger, em 1841.

Túneis e Caixas de Construção Sub-Aquáticas eram pressurizados, com ar, para manter fora a água e a lama. Durante o trabalho a profundidade aumentava e com isso os trabalhadores respiravam ar a pressões maiores, retornando à superfície com dores e em algumas vezes, com paralisia. Diversos pesquisadores tentaram explicar tal fenômeno até que o Fisiologista Paul Bert estabelecesse a relação existente entre os “Bends” e as bolhas de Nitrogênio demonstrando que a dor poderia ser revertida através de uma recompressão.

Em 1908 a Marinha Real Inglesa (Royal Navy), preocupada em diminuir os problemas de descompressão em seus mergulhadores, publicou três jogos de tabelas de tempo e profundidade, adaptadas para as Marinhas Inglesa e Americana.

Conteúdo completo para Assinantes

ou assine agora mesmo:

1 ano: R$ 59,90

2 anos: R$ 99,90*





* A melhor opção pois você garante a isenção de possíveis aumentos no período.

Veja também:

Caso raro: Mergulhador com vazamento de fluído dos vasos sanguíneos

Esta forma extrema de resposta inflamatória devido ao mergulho, raramente foi relatada em todo o mundo, disse um médico.

Exercícios antes ou após o mergulho causam problemas ?

Essa é uma dúvida frequente e o mergulhador deve conhecer alguns aspectos relacionados com este assunto. Veja mais neste artigo.

Dores de Cabeça durante o mergulho – Por que isso ocorre ?

Com frequência, vemos mergulhadores se queixando de dores de cabeça, havendo diversas possibilidades para a causa. Veja mais detalhes.

Booster de transferência fabricado no Brasil

Além do custo bem abaixo, o novo produto trará uma boa economia aos mergulhadores técnicos quanto aos gases das misturas.