A Tragédia do Baependy

Deixamos o porto de Salvador, Bahia, às sete horas da manhã, rumando para o norte. Do Rio até ali o mar tinha estado calmo. Agora se apresentava picado, espumoso, com fortes marolas, e o velho Baependy arrastava-se, moroso, balançando desagradavelmente.

O vapor ia repleto — umas trezentas e cinquenta pessoas, incluindo a tripulação e uma unidade do Exército, cujos componentes — oficiais e soldados — iam acompanhados de suas famílias, algumas com muitas crianças.

Como esse dia — 15 de agosto — era o aniversário natalício do comissário de bordo, um excelente homem, o jantar foi festivo, a orquestra tocou animadamente e a alegria reinou a bordo até bastante tarde. Enquanto no salão se dançava, lá fora na popa, os soldados, — quase todos cariocas — montados em canhões e grandes caixas, reunidos em grupos, tocando pandeiros e batendo em latas, cantavam seus sambas à moda do morro…

Noite fechada, as luzes todas apagadas, navegávamos a umas 20 milhas da costa, quando súbito um tremendo estampido sacode violentamente o velho barco. Quebram-se as vidraças; o madeiramento range, estala, racha e, arremessados por forças invisíveis, voam estilhaços de vidro e madeira para todos os lados. Caem as primeiras vítimas, e há diversas pessoas com o rosto sangrando, devido a ferimentos provocados por fragmentos de vidro.

Conteúdo completo para Assinantes

ou assine agora mesmo:

1 ano: R$ 59,90

2 anos: R$ 99,90*





* A melhor opção pois você garante a isenção de possíveis aumentos no período.

Veja também:

Família Schurmann comenta sobre o encontro do submarino U-513

Matéria veiculada no Fantástico no dia 17/07/2011 pela Rede Globo sobre o encontro do submarino alemão U-513.

Família Schurmann encontra o submarino U-513

Matéria veiculada no Fantástico - Rede Globo, sobre o encontro do submarino alemão nas águas de Santa Catarina.

Schurmann fala sobre o U-513 no Jô Soares

Entrevista da família Schurmann no programa do Jô Sares na Rede Globo sobre o submarino alemão U-513 em SC.