Quatro passageiros encontrados mortos e 30 estão desaparecidos desde o início de incêndio de um Live Aboard de 75 pés. O fato aconteceu hoje na costa da ilha de Santa Cruz, no sul da Califórnia, disseram autoridades.

A embarcação Conception saiu no sábado para três dias de mergulhos e retornaria na segunda-feira à tarde. O incêndio começou por volta das 3:14h da manhã e os Bombeiros do Condado de Ventura chegaram ao local em apenas 15min.

As equipes de resgate foram capazes de salvar os cinco tripulantes, que estavam acordados na cabine principal e saltaram do barco, disse a capitão da Guarda Costeira Monica Rochester. Os passageiros estavam abaixo do convés na área de atracação usada principalmente para dormir.

“O relatório que recebemos é que eles foram presos pelo fogo”, disse Bemis. “O fogo foi tão intenso que, mesmo depois de apagado, não conseguimos embarcar na embarcação e procurar sobreviventes neste momento.

Quatro pessoas resgatadas foram levadas para terra, enquanto o capitão da embarcação optou por permanecer no local, disse o subtenente da Guarda Costeira Josue Mendez.

Os bombeiros tiveram dificuldades para apagar o fogo, disse Bemis, porque cada vez que era extinto, voltava a brilhar – talvez por causa do combustível a bordo.

A embarcação Conception foi queimada até a linha de água”, disse Mike Eliason, porta-voz do Departamento de Bombeiros de Santa Barbara e as condições de neblina também complicaram a operação de resgate.

“Ainda temos esperança de que alguém possa ter conseguido nadar até a praia”, disse Eliason.

A embarcação está a 30Km da costa continental, próximo da ilha de Santa Cruz, no Parque Nacional das Ilhas do Canal. As autoridades estão procurando sobreviventes nas costas das ilhas, segundo a Guarda Costeira.

Atualização:

04/09 – 00h – Autoridades recuperaram 20 corpos carbonizados dos restos do naufrágio.

03/09 – 13h – As autoridades americanas soltaram um relatório informando que estão confirmadas 8 mortes e 26 desaparecidos.

Foto: Glen Fritzler

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui para entrar em contato conosco e enviar o conteúdo a principal revista eletrônica sobre mergulho do Brasil.