Tubarão Tigre é avistado em San Andrés

Foto: Albert Kok

Após vários pescadores de San Andrés relatarem a presença de um tubarão-tigre de 2m de comprimento nadando próximo da costa, as autoridades marítimas da ilha confirmaram a presença do tubarão nadando pela região.

O evento foi interpretado como incomum, já que desde 2007 não havia evidências documentadas dessa espécie na costa do arquipélago. No entanto, especialistas dizem que são águas perfeitas para esses tubarões.

“Não podemos dizer abertamente que não existiram tubarões-tigres em San Andrés nesta época, apenas que não havia provas tangíveis de que fosse esse o caso. Mas isso não é nada impossível, pois eles procuram águas mornas e sabe-se que eles nadam em muitos lugares do Mar do Caribe, então não há razão para não estar aqui. Provavelmente estão procurando comida ou algo assim. Não sabemos se continuarão por muito tempo aqui”, disse Allan James, biólogo da Corporação Coralina, acrescentando que a presença desta espécie é um sinal de que o ecossistema marinho da ilha está em boas condições.

No entanto, as autoridades tomaram algumas medidas, proibiram preventivamente o uso de caiaque e mergulho além dos recifes, e a realização de atrações no mar para os turistas.

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui e entre em contato conosco e evie o conteúdo para a maior revista eletrônica sobre mergulho do Brasil, com acesso gratuito aos mergulhadores.