Válvulas Reguladoras com Balanceamento Pneumático

Num dia desses estava tendo um bate papo com um de nossos alunos e fui interrompido e corrigido por um profissional de nossa área quando informava ao cliente que o regulador dele, um Scubapro MK25, não tinha o primeiro estágio balanceado.

Esse profissional afirmou que eu me equivocava porque “todo mundo sabe” que os primeiros estágios da Scubapro são balanceados.

Esse é um engano comum em nosso meio, principalmente entre os profissionais, pois eu digo que “todo mundo sabe” que não existe primeiro estágio a pistão que seja balanceado, seja os ditos pistão simples ou os de fluxo de ar através do pistão como é o caso dos MK 10, 20 e 25 da Scubapro.

Sim, dou nome aos reguladores porque a Scubapro sabe, e informa em seus manuais, que tais primeiros estágios não são balanceados. Até o momento, exceto se houver algum primeiro estágio que eu desconheça, ninguém fabricou primeiros estágios a pistão com balanceamento pneumático. Somente os primeiros estágios a diafragma são balanceados.

É preciso que os candidatos a instrutor de equipamentos conheçam o funcionamento mecânico das válvulas reguladoras a fim de evitar confusões da espécie. O balanceamento pneumático pressupõe contraposição de forças geradas e/ou sustentadas pelo ar comprimido, coisa que não acontece dentro dos primeiros estágios de fluxo através do pistão.

O primeiro estágio de fluxo através do pistão tem sim um volume de entrega de ar muito superior a qualquer outra configuração (aliás para isso foram criados), a câmara de pressão intermediária desses primeiros estágios têm um volume muito maior que qualquer outra e a passagem do fluxo através do grande orifício do pistão proporciona o abastecimento otimizado dessa câmara.

Embora tenhamos o hábito de chamá-los de primeiros estágios balanceados, na verdade, esse tipo de regulador possui o balanceamento pneumático somente no segundo estágio, então é correto dizer que a válvula reguladora é balanceada, o que não significa que o primeiro estágio o seja.

A reboque dessa lógica concluímos que as únicas válvulas reguladoras que possuem duplo balanceamento são as que apresentam um primeiro estágio a diafragma e um segundo estágio com balanceamento pneumático.

Por:

Enio Couteiro

Mergulha há mais de 30 anos e é inspetor especialista em cilindros de mergulho com certificação da PSI dos Estados Unidos, sendo um dos profissionais mais reconhecidos do mercado, em razão do seu vasto conhecimento técnico e tempo de atuação no mercado nacional do mergulho.

Veja também:

Fita de Auto fusão – Uma ajuda na remoção do regulador

Alguns reguladores criam dificuldades na sua remoção da torneira, pela falta de ranhuras mais profundas, mas uma fita especial pode resolver isso.

Manutenção dos Equipamentos – Antes e depois do mergulho

Alguns procedimentos antes e depois do mergulho, poderão ajudar bastante no vida útil do equipamento e reduzir possíveis custos.

Filme Plástico – Protegendo o Segundo Estágio contra insetos

Usando um pedaço simples de filme plástico de cozinha, o mergulhador pode evitar uma grande dor de cabeça na hora de mergulhar.

Reguladores de descompressão merecem total atenção

Manutenção em dia e ter alta performance, são aspectos essenciais para um regulador de descompressão. Entenda os motivos.