Vídeo Submarino para iniciantes – 10 passos importantes – Parte III

1) Segurança e equilíbrio hidrostático

Antes de começar com vídeo submarino é preciso dominar com proficiência os básicos do mergulho pois só assim, terá segurança para fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Enquanto não dominar perfeitamente quesitos como respiração e flutuabilidade neutra, você não estará pronto para uma câmera subaquática.

2) Informe-se antes de comprar

Tire todas as suas dúvidas sobre os recursos e o manuseio antes de se decidir por qualquer equipamento. Vá devagar, desfrute de todo o processo e você será recompensado no resultado final. Por trás de uma obra em vídeo existe o conhecimento do autor. O equipamento sozinho nada produz.

3) Planeje seu investimento

A menos que dinheiro não seja problema para você, adquira um equipamento compacto. Eles são mais fáceis de usar, mais difíceis de inundar e em caso de necessidade, mais baratos para reposição.

4) Pressa inimiga da perfeição

Evite montar seu equipamento com pressa. As inundações muitas vezes ocorrem por não se ter prestado a devida atenção na hora da montagem do mesmo. Se não tem tempo para montar e revisar calmamente o seu equipamento, deixe-o na superfície e mergulhe sem ele. Você se divertirá no mergulho e evitará dissabores e prejuízo.

5) Aprenda com as imagens

Alugue fitas, aprenda com os mestres do gênero e preste muita atenção aos detalhes de construção de planos, iluminação, movimentos de câmera, etc. Aplique esses conceitos e estude atentamente seus próprios erros e acertos, isso fará você evoluir rapidamente.

6) Ninguém nasce sabendo

Tenha paciência se nas primeiras vezes não conseguir exatamente o que pretendia. Como todo mundo você terá de passar por um período de aprendizagem. Faça disso um desafio e motivação para adquirir novas habilidades.

7) Cuidado na hora da graxa

O erro mais comum do principiante continua sendo na hora de lubrificar os anéis de vedação, com graxa de silicone. Esses anéis são responsáveis pela estanqueidade e a lubrificação serve para que eles deslizem e se acomode perfeitamente sem ficarem torcidos ou pinçados. Excesso de graxa faz com que ali se acumulem resíduos comprometendo a estanqueidade e podendo ocasionar um alagamento.

8) Comprove antes

Faça como os profissionais e teste seu equipamento antes de sair de viagem. Uma revisão tranquila evitará que um problema passível de resolução frustre o seu objetivo.

9) Analise a informação

Não engula de primeira uma informação sobre vídeo submarino simplesmente porque partiu de alguém que tem um equipamento melhor que o seu. Existe muita informação e controvérsia sobre o tema. Analise bem a informação e tire as suas próprias conclusões.

10) A prática é mãe da perfeição

No vídeo submarino, assim com em outras atividades, praticar ainda é o caminho mais curto para resultados satisfatórios. Mesmo numa piscina é possível familiarizar-se e evoluir-se na operação dos controles da caixa estanque e iluminação embaixo da água, detalhes importantes na hora de um ajuste rápido e preciso. Nem sempre se tem uma segunda chance de captar uma cena importante.

Por:

Edson Prando

Mergulhador profissional desde 1974, é instrutor de mergulho desde 1977, videomaker e diretor da Prando Produções.

Morou em Noronha de 1985 a 1989, onde comandou a primeira operadora naquele arquipélago. Produziu e atuou em diversos canais de tv do Brasil e algumas outras do exterior.

Foi o responsável pela infraestrutura e participou diretamente em filmes premiados com o The Bay of Dolphin.

Descobriu o fenômeno do tubarão Cabeça Chata (bico fino em Noronha) que dormem em alguns locais daquele arquipélago.Atuou em várias obras como: Marco Zero, Brazil Sub, Atol das Rocas, além de outras, e foi um dos responsáveis pela criação do Parque Marinho de Fernando de Noronha.

Veja também:

Órgãos públicos X Risco na compra de equipamentos de empresas fantasmas

Diversas denúncias indicam que empresas fatasmas estão participando de licitações sem estar dentro das normas da legislação vigente.

Compra de cilindro de mergulho usado – Um negócio arriscado

Muitos mergulhadores adquirem cilindros de mergulho usados, mas devem se atentar em alguns aspectos para não entrar em uma roubada.

Compras na grande loja em Nova Iorque – Vale a pena ?

Frequentemente os mergulhadores brasileiros comentam sobre uma grande loja nos Estados Unidos, mas há alguns detalhes que você precisa saber.

Sites do exterior e a venda de equipamentos no Brasil

Veja alguns aspectos e riscos das compras de equipamentos em sites de lojas no exterior, que uma pessoa pode ter.