Workshop 2007 da NSS-CDS

As chamadas conferências sobre mergulho são eventos muito comuns nos Estados Unidos e na Europa.

Apesar de considerarmos a DEMA como sendo o “grande espetáculo” do mergulho, esta feira anual é reservada aos “profissionais” do mergulho – donos de escolas e embarcações, instrutores e supervisores de mergulho, fabricantes e revendedores, e agências de mergulho.

NASCDS-2007-1

Por sorte, existem muitos outros eventos que também são de interesse aos mergulhadores. Entre estes eventos, um deles, é especialmente interessante aqueles que mergulham em cavernas, o NSS-CDS Workshop.

Existem outros eventos similares a este ao redor do mundo, como por exemplo o NACD Seminar e o Congrès International de Plongée Souterraine. O workshop da NSS-CDS é o evento que tive a oportunidade de participar nos últimos dois anos.

O workshop é organizado anualmente pela Cave Diving Section da National Speleological Society e tem como objetivo principal promover a confraternização entre mergulhadores de caverna. Além disto, também são compartilhados com a comunidade trabalhos científicos, explorações de cavernas, e técnicas de mergulho em caverna.

O evento, na sua 34ª edição, acontece tradicionalmente no final do mês de maio de cada ano, coincidindo com o feriado americano do Memorial Day. O cenário do evento costuma NASCDS-2007-2

variar ano após ano, mas é sempre na mesma região – o Norte da Flórida.

Esta é uma região rica em cavernas submersas e que conta com uma estrutura de apoio ao mergulho considerada das melhores do mundo.

É na verdade uma ótima oportunidade para se mergulhar em cavernas maravilhosas e ainda ter a oportunidade de interagir com mergulhadores de todos os cantos do planeta, ouvir grandes exploradores contarem as suas histórias e ainda aprender nos mini-workshops.

O workshop acontece durante dois dias. O primeiro dia começa com uma sessão de boas vindas e segue com uma série de apresentações relacionadas com o tema geral do evento.

Em 2006, o tema foi a História do Mergulho em Cavernas nos Estados Unidos, que contou com apresentações de lendas do mergulho em caverna como Forrest Wilson, Joe Prosser e Wes Skiles, entre outros.

Já em 2007 o evento teve como tema o mergulho em cavernas ao redor do mundo, com apresentações sobre explorações das Bahamas até a Austrália, passando pela Turquia, Sibéria e Tailândia. As apresentações costumam durar cerca de uma hora cada uma e são ilustradas com mapas, vídeos e fotografias.

Um banquete para quem gosta de cavernas !

Durante todo o primeiro dia acontecem sorteios de equipamentos de mergulho, feitos nos intervalos das palestras. Fabricantes de equipamentos importantes como a Dive Rite, a Golem Gear e a OxyCheq, entre outros, patrocinam o evento e oferecem produtos para serem sorteados.

O segundo dia do evento é dedicado aos mini-workshops.

NASCDS-2007-3

Esta é a oportunidade que os participantes do evento têm para aprenderem um pouco mais sobre técnicas de mergulho em caverna com mergulhadores e instrutores experientes.

Os temas dos mini-workshops variam de um ano para o outro; aquele que costuma ser mais requisitado é o mini-workshop de sidemount. Outros mini-workshops que costumam acontecer são os de reparos em roupas secas e de técnicas de mapeamento de cavernas.

Um dos pontos altos deste segundo dia é o curso de especialização em recuperação de mergulhadores da International Underwater Cave Rescue and Recovery. Este curso tem como objetivo ensinar os fundamentos da investigação e administração de fatalidades em cavernas.

Os participantes vão aprender os procedimentos, técnicas e conhecer os equipamentos necessários para o resgate de um mergulhador perdido em uma caverna. Este curso costuma ser ministrado pela também lenda do mergulho em cavernas Lamar Hires.

O evento anual da NSS-CDS, assim como outros eventos deste tipo, é uma das melhores formas de nos cultivarmos com relação ao mergulho em cavernas, e ao mergulho em geral, já que temos a oportunidade de trocar ideias com mergulhadores de todas as partes do mundo, que tiveram experiências diferentes das nossas, e por vezes com valores diferentes dos nossos. É através do diálogo que defendemos os nossos pontos de vista e aprendemos a respeitar pontos de vista diferentes.

Se alguma vez vocês tiverem a oportunidade de participar de um evento deste tipo, não percam !

Por:

José Mário Ventura

Arquiteto com especialização em Planejamento Urbano. Mergulha desde 1992 e se formou instrutor em 2001. É IDC Staff Instructor pela PADI, instrutor em diversas especialidades PADI.

É instrutor de primeiros socorros EFR, instrutor de mergulho técnico pela DSAT, instrutor de mergulho técnico e de caverna pela IANTD, e instrutor trainer dos programas de segurança do mergulhador da DAN.

Mergulhador credenciado em diversas especialidades de mergulho, entre elas: Full Cave, Trimix, Sidemount, O2ptima Rebreather, Drager Dolphin Rebreather, CCR Cave e CCR Trimix.

Veja também:

Tubarões brancos estão se mudando para a Flórida durante o inverno

Pesquisadores afirmam que os grandes tubarões brancos na costa leste estão fugindo do inverno rigoroso nas águas do norte dos Estados Unidos.

1º Encontro Estadual dos Bombeiros Mergulhadores do MT

O evento contou com a participação de militares pioneiros na área que relataram diversas situações, além de diversas palestras e treinamentos em campo.

Evento tenta quebrar recorde com 700 mergulhadores em Clean-up

Será o segundo evento para a remoção de objetos do mar, contando com a participação de um grande número de mergulhadores e voluntários.

Boca Raton na Flórida recebe 530T de rochas para criar recife artificial

Ação visa aumentar a vida marinha local, além do criar novos pontos para o turismo de mergulho na região da Flórida.