Caixa Estanque com alarme de entrada de água

Foto: Clécio Mayrink

Todo mergulhador que possui uma caixa estanque, seja ela fotográfica ou de vídeo, sempre acaba tendo aquele medo de que algum dia, sua caixa estanque possa alagar durante o mergulho.

Pensando nisso, alguns fabricantes de caixas estanques criaram um pequeno sistema dotado de um buzzer (emissor acústico), capaz de alarmar o mergulhador, quanto à entrada de umidade e/ou água na caixa estanque.

Basicamente é um sistema simples. A umidade ou a água ao ter contato com o sensor do alarme, caba criando o contato elétrico necessário para que o alarme seja acionado.

É como se tivéssemos uma lâmpada com um dos fios na tomada e o outro fora. Ao colocarmos o outro fio na tomada, a lâmpada irá acender, pois você criou a ligação necessária para o funcionamento da lâmpada.

Sensor-AlagamentoAlto custo

Os sistemas de alarme de inundação de caixas estaques são fabricados somente no exterior e são caros !

Cada um tem o custo médio em torno dos U$ 150, isso, nos Estados Unidos e Canadá.

Com a aquisição de uma câmera profissional, analisei a possibilidade de adicionar um desses sistemas de alarme, porém, ao ver o funcionamento desses amarelinhos, cheguei à conclusão de que poderia fazer algo do tipo DIY (Do It Yourself ou faça você mesmo…) com um custo infinitamente mais baixo.

Olhando rapidamente no eBay, hoje, o maior site de vendas on-line na web, busquei por alarmes de nível d´água de banheira. Esses aparelhos são usados quando um indivíduo coloca a banheira para encher com água, e esses alarmes servem para alertar a pessoa quando o nível d´água chegar no limite desejado.

Após encontrar diversos modelos nas buscas, optei pelo modelo chamado Noah’s Flood Alarm, que no eBay, me saiu pela bagatela de U$ 10.

Passados quinze dias, recebi o produto em casa, e como esperado, a coisa funciona muito bem.

Instalação

Basicamente, a instalação é fácil e podendo ser feita em qualquer caixa estanque de vídeo. Quanto as caixas de fotografia, talvez seja até possível, dependendo do compartimento interno da caixa e conforme o conhecimento técnico da pessoa que vier a fazer a adaptação.

Para a instalação na caixa estanque, você deve comprar alguns centímetros de velcro, colando uma das partes na caixa do sistema eletrônico e outro no sensor. O outro lado do velcro deve ser fixado na própria caixa. No meu caso, usei a cola Super Bonder mesmo. O sensor deve ser fixado na parte inferior da caixa e o mais próximo possível do o-ring principal.

Quanto ao fio que liga o sensor ao sistema de alarme, acabei cortando-o para diminuir a quantidade de fio que vem com o aparelho. Como não há polaridade, você pode cortá-lo e emendá-lo depois sem o stress com os pólos, adicionando fita isolante para proteger a emenda.

Para ligar o aparelho, isso sim é um problema, pois como não há um botão na caixa estanque para acioná-lo, você precisa ligar o sistema do alarme antes de fechar a caixa. Nos mais de 30 mergulhos já realizados com esse sistema, acabo montando a caixa e já deixo o alarme ligado. Ele chega a ficar ligado por horas sem que a pilha acabe.

As duas pilhas usadas pelo alarme costumam durar mais de 20hs, sendo realmente, uma coisa prática, mas que espero nunca ter que vê-lo funcionar.

Veja as fotos da instalação na xcaixa estanque abaixo:

Clecio Mayrink

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount).

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou como consultor para a ONU, UNESCO, Segurança Pública, além de diversos órgãos públicos no Brasil.