Conhecendo o Lago Baikal

Você sabe que o Planeta Terra é o lugar onde não só se gasta dinheiro para comprar um bilhete aéreo com bobagens. Claro que não, é muito além disso, pois você pode mover o seu corpo do ponto A para o ponto B, e ver as principais belezas ocultas de um determinado lugar.

Alguns a chamam de energia, outros de espiritualidade, e por aí vai. Em geral, independentemente da forma como é chamada, é importante que esta sensação seja sentida, apreciada e absorvida, tornando a vida bem melhor.

Tibet, México, Altay, Kamchatka, Plutorana, enfim, há um monte de lugares ao redor do mundo, onde as pessoas que procuram algo para encontrar uma inspiração, uma companhia, dentre outros.

O lago Baikal sem dúvida é um desses lugares, onde todos os anos, dezenas de milhares de pessoas o visitam, e dessas, e milhares vêm encontrar a sua paz e apreciar os prazeres da vida.

Tempos atrás, finalmente meu sonho se concretizou e eu também fui visitar esse misterioso lugar. Situado numa zona sísmica, não há edifícios mais elevados do que quatro andares, sendo normalmente encontradas, casas fabricadas em madeira, onde vemos sempre crianças brincando.

Percorrendo ao redor do lago, vemos os jardins de sol e as águas calmas e transparentes, assim como, o acasalamento de diversos tipos de aves. A Direita do Baikal, vemos a Baikal Ridge, e a esquerda – Daban Haman, com seus 80 Km à frente, em meio ao nevoeiro presente sempre próximo à costa. O Baikal mais parece um mar, dado as suas dimensões.

Para nossa sorte, sempre há excelentes condições meteorológicas na região dos grandes Kotov, área com imensos pedaços de gelo.

Os Mergulhos

Na maioria dos locais de mergulho no Baikal, encontramos diferentes formas de vida, com formações rochosas e cadeias montanhosas fazendo dos seus picos submarinos, verdadeiros desfiladeiros e vales. Há grandes e belíssimas formações rochosas até os 100m de profundidade. Conforme a região onde se mergulha, encontramos algumas interessantes cavernas também.

O Baikal é um local extremamente silencioso, há sempre um tempo para analisar e observar desdobramento da paisagem circundante, com seus pinheiros, ao longo dos seus 636Km de comprimento, por 80Km de largura.

Alguns locais me encantaram como o México e Altay, e o Baikal não é uma exceção. Para mim, provavelmente ele está perto de um centro espiritual com um impacto positivo sobre a natureza humana. Longe dos boatos e intrigas de Moscou, o prazer aqui é mergulhar na água fria apreciando suas belezas naturais e únicas.

Mergulhando com a Baykal Tek, qualquer mergulhador poderá sair conosco independente da certificação, porém, possuindo uma certificação de mergulhador técnico, fará com que você mergulhe em grandes profundidades com as misturas adequadas, podendo apreciar uma paisagem submersa um tanto quanto diferente dos principais pontos de mergulho em todo o planeta.

É complicado contar o número de pontos de mergulho, pois há centenas deles, e o mais complicado, é dizer qual deles é o melhor.

Se você não pretende mergulhar por esses lados, veja a natureza ao redor deste grande lago, e entenderá o que está esperando por você sob a água. Durante os mergulhos, avistamos corais verdes e diferentes tipos de seres subaquáticos não encontrados em qualquer outro lugar. Não é incomum ver alguns mergulhadores entusiasmados e manifestando sua admiração por este lugar tão belo e diferente.

Antes de vir para cá, não podia compreender e imaginar o que era o Baikal, e sempre achei que era longe de tudo, até o dia em que comprei um bilhete e dirigindo uma hora de carro, cheguei aqui e me surpreendi.

Hoje seria difícil eu deixar o Baikal, mesmo com o frio da região e aqui permaneço até os dias atuais.

Mergulho

Atualmente trabalho na operadora de mergulho Baikal Tek, um centro de mergulho especializado em turismo e mergulho na região. Em nosso centro, possui profissionais com mais de 20 anos em experiência na área, levando os mergulhadores para apreciar as belezas do lago Baikal.

Possuímos três grandes embarcações apropriadas para o mergulho, além de todos os equipamentos necessários para o mergulho profundo e no gelo.

Frequentemente realizamos também, alguns safáris onde o mergulhador pode conhecer nossa região montanhosa e andar de jipe sobre as placas de gelo sobre o lago.

Mais informações podem ser obtidas junto à nossa equipe, através do nosso site www.baikaldiving.ru ou pelo e-mail info@baikaldiving.ru ou para o próprio Gennady (misan@baikaldiving.ru).

Gennady Misan

Proprietário e diretor da operadora de mergulho BaikalTek, e diretor da companhia de construção BaikalTekStroi.

Mergulhando desde 1986, é instrutor Trainer IANTD, Instrutor CMAS, Advanced Trimix Instructor TDI, com mais de 6.000 mergulhos realizados, onde já alcançou os 153m no lago Baikal.