DAN – Divers Alert Network

E é importante que todos saibam de alguns detalhes muito interessantes sobre a DAN, e principalmente tenham consciência da importância da afiliação dos mergulhadores a ela.

O que é DAN

A DAN foi fundada em 1980 como uma organização médica e de pesquisa, sem fins lucrativos, dedicada à segurança e à saúde de mergulhadores recreativos, e associada à Duke University Medical Center.

Muita gente contribui com ONG´s. Greenpeace, Sea Shepard, WWF…. todas tem finalidades específicas, certo? Pois a DAN também é uma ONG, cuja finalidade é proporcionar informação especializada e orientação para o benefício do público mergulhador. Entre outras coisas, patrocinar pesquisas sobre mergulho, fazer relatórios estatísticos sobre acidentes de mergulho em todo o mundo, visando mudanças de procedimentos, melhorias em equipamentos e em tratamentos, primeiros socorros, etc. Isso só pra citar alguns.

A visão da DAN é de ser a organização mais reconhecida e confiada no mundo nas áreas de segurança do mergulho e nos serviços de emergência, saúde, pesquisa, e educação para seus membros, instrutores, patrocinadores e para a comunidade de mergulho em geral.

 Histórico da DAN

1977
Undersea Medical Society (mais tarde seria a Undersea Hyperbaric Medical Society) introduziu o conceito de uma organização nacional (para substituir o LEO-FAST na Brooks Air Force Base, dirigida pelo Coronel Jefferson Davis, M.D.), onde um telefonema de qualquer lugar poderia ser conectado a um especialista em medicina de mergulho 24 horas por dia.

1980
Em setembro a Divers Alert Network tornou-se uma realidade sob o nome de “National Diving Accident Network”, com uma doação da NOAA e da NIOSH dada ao Dr. Peter Bennett do F.G. Hall Hyperbaric Center da Duke University Medical Center em Durham, Carolina do Norte.

1981
A DAN publicou o primeiro “Underwater Diving Accident Manual”. As primeiras chamadas de emergências foram recebidas no centro hiperbárico. A DAN recebeu 305 telefonemas para informação e assistência.

1982
A DAN implementou a linha telefônica para informações médicas / segurança +1-919-684-2948 para atender a perguntas não-urgentes de mergulhadores recreativos.

1983
A DAN muda seu nome de “Diving Accident Network: para” Divers Alert Network “. Em agosto, a DAN lançou o programa de afiliação, desta forma obtendo verbas e apoio para as atividades da DAN em beneficio dos mergulhadores recreativos. Membros individuais receberam um”Underwater Diving Accident Manual,” um adesivo para tanques/ equipamentos e uma carteira de afiliação impermeável. O primeiro Curso DAN de Medicina de Mergulho e Tratamento Hiperbárico com credito CME se realizou no Centro Médico da Duke University.

1984
Foram reduzidos os fundos federais outorgados a DAN (50 por cento em 1982 e depois por 25 por cento em 1983). Desde 1984 o apoio a DAN vem sendo exclusivamente de mergulhadores e da industria do mergulho. A DAN introduziu o slogan “Mergulhadores ajudando Mergulhadores”.

1985
Iniciou-se o Programa de Patrocinadores para clubes, negócios, corporações e organizações patrocinadoras. Foi vendida a primeira Unidade de Oxigênio DAN, oferecendo Life-Support Products (LSP), uma válvula inaladora de demanda, uma máscara de bolso (Pocket Mask) com entrada de O2 e máscara com válvula unidirecional (non-rebreather mask).

1987
A DAN é a pioneira no programa de seguros, lançou o – Prepared Membership – para proteger os mergulhadores recreativos contra os custos elevados de uma remoção e tratamento de emergência de mergulho, como a doença descompressiva, o embolismo arterial gasoso e barotraumas pulmonares. A DAN recebeu 3.554 chamadas sendo que 2.816 foram para informações e 738 chamadas de emergência.

1988
A DAN duplicou o numero de associados de 14.000 em 1987 para 32.000 em 1988, com a introdução do Programa de Seguros DAN no ano anterior.

1989
O Programa de Patrocinadores tornou-se um programa completo com um departamento dedicado dentro da DAN.

1990
O Imposto de Renda (IRS) outorgou a DAN a credencial 501 (c) (3) sem fins lucrativos. A organização continua a ser uma associada com o Centro Médico da Duke University. A DAN alugou um escritório para os serviços de afiliações e não-médicos fora do Centro Médico da Duke University.

1991
As pesquisas da DAN revelaram que somente um terço dos mergulhadores acidentados receberam 100 por cento de oxigênio como primeiros socorros; em resposta iniciou-se o Programa de Treinamento de Primeiros Socorros com Oxigênio. A DAN lançou o programa em janeiro no DEMA. Em fevereiro, a DAN Internacional, mais conhecida como IDAN reuniu-se na Duke University. Ao final do ano a DAN Internacional tornou-se uma realidade. Associados da IDAN incluem: DAN Europa, DAN Japão e a Divers Emergency Services (D.E.S.), uma organização afiliada sediada na Austrália. A DAN começou os estudos de vôo após o mergulho. Em julho, a DAN muda todo o seu staff para a sua nova sede no edifício University Tower em Durham, NC; e fecha o escritório de afiliação no Campo Leste da Duke University. Um mês mais tarde, a DAN treinou o provedor de oxigênio numero 1.000.

1992
O programa de remoção médica de emergência – mais tarde chamado de DAN TravelAssist – tornou-se, em fevereiro, o mais novo beneficio dos membros DAN. Este beneficio foi automaticamente estendido a todos os membros. A DAN passou a proporcionar remoção aérea gratuita para qualquer emergência médica de um membro da DAN ou dependente que tenha se acidentado, estando a mais de 50 milhas/ 80 km de distância de sua residência.

1993
A DAN passou a oferecer mais programas de treinamento. O programa de seguro expandiu-se, oferecendo mais cobertura pelo mesmo baixo preço. A DAN iniciou programas internacionais como o: O Programa de Assistência as Câmaras de Recompressão, para ajudar as câmaras hiperbáricas ao redor do mundo; iniciou-se em Cozumel o programa de coleta de informações para a criação de um banco de dados para o estudo de perfis de mergulho. Este estudo tornou-se a semente de um grande estudo conhecido como Project Dive Safety (mais tarde renomeado como Project Dive Exploration), uma ambiciosa pesquisa de mergulho da DAN que visa catalogar perfis de mergulho num esforço continuo de melhorar a segurança do mergulho.

1994
O instrutor de numero 2.000 recebeu sua certificação do programa de oxigênio. O estudo do vôo após o mergulho, no centro Hipo / Hiperbárico F.G.Hall fez constantes progressos nos estudos da doença descompressiva com mais aplicações de mergulhos repetitivos por mergulhadores voluntários. O numero total de ligações para assistência desde janeiro de 1981 foi de 90.699 sendo: 77.092 ligações de informações e 13.607 ligações para assistência de emergências.

1995
A DAN continuou a crescer. Foi introduzida a nova unidade de oxigênio o DAN Rescue Pack. Um novo modelo redesenhado da unidade padrão de O2, passa a oferecer 20-25 minutos de oxigênio ininterrupto através de uma válvula de demanda a um mergulhador. Em abril, a DAN possuía mais de 113.000 membros e mais de 5.000 patrocinadores. Já em maio, todos os serviços aos membros passaram a operar diretamente da sede da DAN em Durham. Em 1995 a DAN respondeu a 2.120 chamadas de emergência e 14.642 chamadas de informação – este foi o maior volume de chamadas registradas desde 1981 quando a DAN começou o seu primeiro ano completo de operação.

1996
Em abril, a DAN já possuia mais de 118.000 afiliações e mais de 5.600 patrocinadores, incluindo quase 600 membros empresariais da área de mergulho. Em 30 de abril, a DAN respondeu a 517 chamadas de emergências e 4.451 chamadas de informações para o ano e 124.193 chamadas de informações documentadas desde 1981. Em maio, a DAN certificou o instrutor de oxigênio numero 5.000. Neste ano são instituídos o premio de provedor de oxigênio. Foi oferecido, nos 7 continentes, o curso de primeiros socorros com oxigênio em emergências de mergulho.

1997
Em junho, a DAN mudou-se para uma nova e permanente sede, no Centro Peter B. Bennett, com espaço para todos os programas e futuras expansões. Foi lançado o novo manual de primeiros socorros com oxigênio em emergências de mergulho DAN.

1998
A DAN lançou o programa Partners in Dive Safety™ no DEMA de 1998. A linha de emergências da DAN respondeu a 2.312 chamadas de emergências; e a linha de não-emergência para informações e o website recebem 14.500 chamadas e requisições de informações.

1999
A DAN lançou o REMO2™, Emergência Medica com Oxigênio em Locais Remotos, depois de uma extensiva pesquisa e desenvolvimento do produto. O REMO2 aumenta o tempo de consumo de oxigênio de emergência disponível absorvendo o bióxido de carbono (CO2) do ar expirado. A DAN completou a coleta de dados nos estudos: Pesquisa no Vôo Após o Mergulho e o Doppler – Determinação de Bolhas em Mergulhadores. A DAN iniciou os estudos sobre a velocidade de subida.

2000
A DAN lançou o Guia de Primeiros Socorros para Acidentes com Animais Marinhos Perigosos, o qual proporciona informações de primeiros socorros para aqueles que estiveram contato com animais marinhos perigosos. O Programa Business Member foi lançado em dezembro, oferecendo aos que apóiam a DAN uma grande variedade de descontos e benefícios. O Departamento de Patrocinadores converteu-se no Departamento de Desenvolvimento e passou a administrar diversas fontes de

2001
A DAN associou-se à revista Skin Diver. Membros DAN passaram a receber mensalmente a Alert Diver e um exemplar da Skin Diver. Este esforço conjunto permitiu que a DAN estendesse suas horas de operação da Linha de Informação Médica, aumentou os recursos para o Programa de Assistência a Câmaras de Recompressão e proporcionou recursos adicionais para os programas de pesquisa em segurança do mergulho da DAN. A DAN lançou uma linha de telefone separada, dedicada 24 horas, para atender o público latino americano – Linha de Emergências de Mergulho para a América Latina (+1-919-684-9111) – com um staff fluente em português e espanhol, o numero 24 horas é atendido por uma contratada da DAN a, TravelAssist, através da Medaire, aceitando chamadas a cobrar da maioria dos lugares no mundo. Entretanto, uma chamada paga pode ser feita de qualquer local.

2002
A DAN ofereceu um workshop para a comunidade de mergulhadores recreativos sobre o Vôo após o Mergulho, discutindo a necessidade de revisar as diretrizes depois de 6 anos de estudo. O workshop concluiu que novas diretrizes seriam apropriadas e recomendações de consenso foram planificadas para publicação em 2002. A DAN iniciou e está ajudando a conduzir um segundo estudo experimental de Vôo após o Mergulho, financiado pela U.S. Navy, que estuda perfis adicionais de mergulho e avalia a respiração de oxigênio 100% antes de voar. Estes estudos começaram no outono de 2002 e seguirão por 3 anos. O Departamento de Pesquisas da DAN lançou uma publicação trimestral para a atualização das atividades e projetos do departamento, incluindo atualizações no Projeto Dive Exploration (PDE) e o trabalho dos seis estagiários do verão de 2002. Terminou em outubro o contrato de licença entre a DAN e a Skin Diver para a distribuição da Alert Diver, quando a Skin Diver parou de ser publicada. A Alert Diver continuou independentemente a sua publicação e distribuição, porem tornou-se uma publicação bimestral no final de 2002.

2003
Todos os atuais Instrutores e Treinadores DAN foram convertidos a ProMembers. A mudança consolidou as duas faturas de Afiliação e Renovação DAN em uma só taxa. Qualquer o afiliado DAN possui credenciais de nível profissional de uma escola de treinamento de mergulho ele está apto a participar do programa de ProMembership. O status de ProMember, é um requerimento para obter a classificação de instrutor DAN, mas este não confere a classificação de instrutor DAN à um ProMember.

Iniciou-se a campanha “Just One”, na qual cada Afiliado DAN foi motivado a espalhar a idéia de mergulho seguro. Uma campanha boca a boca, que encoraja seus companheiros e amigos a tornar-se um membro DAN. O Departamento de Treinamento da DAN introduz o programa de Provedor do Gerenciamento das Emergências de Mergulho (DEMP), um curso que integra o conhecimento e experiência dos programas de: Primeiros Socorros com Oxigênio em Emergências de Mergulho, Primeiros Socorros Avançados com Oxigênio em Emergências do Mergulho, Primeiros Socorros para Acidentes com Animais Marinhos Perigosos e Desfibrilador Externo Automático (AEDs) para Mergulhadores – em um só curso de oito horas de duração.

Atendimento a mergulhadores

A DAN fornece suporte e orientação para mergulhadores acidentados MESMO QUE NÃO SEJAM AFILIADOS. Temos à nossa disposição, 24 horas por dia, 365 dias por ano, uma Hot Line onde somos atendidos em PORTUGUÊS e ESPANHOL e recebemos orientações para atendimento a emergências, inclusive com indicação de clínicas e médicos hiperbáricos para atendê-las.

Benefícios para todos os mergulhadores

Os afiliados de todo o mundo sustentam ainda os seguintes programas que beneficiam TODOS os mergulhadores:

Linha telefônica de informação médica (em inglês)
Você tem alguma pergunta urgente ou mesmo assuntos do dia-a-dia ?  Quer localizar um médico na sua área ?  Quer saber se pode mergulhar depois de uma cirurgia ?  A DAN responde tudo isso a você. E no site também existe uma área com as perguntas e respostas mais frequentes.

Pesquisas Médicas DAN (em inglês)
Estudos como o Vôo após o Mergulho e o Projeto Dive Exploration estão ajudando a revelar informações importantes que irão tornar o nosso esporte mais seguro.

Programa de Assistência a Câmaras de Recompressão
As contribuições dos afiliados proporcionam o estudo contínuo das operações de instalação de novas câmaras na região do Caribe e em todo o mundo.

Programas de Treinamento, Segurança e Educação
Seminários sobre segurança e clínicas educativas são oferecidos regularmente. O material educacional proporciona informações sobre como prevenir acidentes. E os cursos patrocinados pela DAN ajuda os profissionais médicos a dar um melhor atendimento a nós, mergulhadores.

Benefícios para os mergulhadores afiliados

Como AFILIADO da DAN você tem os seguintes benefícios:

DAN Travel Assist 24 horas (em inglês)
Até US$100 mil em cobertura em caso de acidente, seja de mergulho ou não, com assistência fornecida pela MedAire, líder mundial em serviços de remoção de emergência. Válida para quando você está viajando a mais de 80km de sua residência.

Revista Alert Diver
Você recebe a publicação líder no mercado de segurança do mergulho em casa. Esta revista é só para membros DAN, não sendo comercializada em nenhum outro lugar.

Relatórios de DD e fatalidades de mergulho e PDF (em inglês)
Apesar dos acidentes hoje serem bem menos frequentes que há cinquenta anos atrás, o estudo dos relatórios desses acidentes são uma excelente fonte de aprendizado, visando tornar o mergulho mais seguro. Os membros DAN tem acesso aos relatórios de forma online.

Guia Médico de Mergulho e Viagens da DAN (em português)
Com uma extensiva cobertura em segurança do mergulho, artigos de saúde e as últimas informações em segurança de viagens de mergulhos, este Guia atualizado é uma ferramenta essencial para prevenção, identificação e tratamento de acidentes de mergulho, e é fornecido a todos os membros DAN.

A DAN no Brasil

A DAN no Brasil está em crescimento. E quanto mais ela crescer, maior será a gama de produtos oferecidos a nós, brasileiros. E para que ela cresça, precisamos conscientizar a todos da necessidade de se afiliar.

O seguro é apenas um dos produtos oferecidos pela DAN. Com ele, você é reembolsado em até 30 dias após o tratamento. E todo mundo sabe o custo de um tratamento em câmara hiperbárica… e o que esse custo significa perto de uma anuidade da DAN.

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.