Entrevista: José Luiz da Nemo – Confecções de Roupas de Mergulho

Quando vocês iniciaram a atuação dos trabalhos com neoprene ?
Começamos em 1987 com uma máquina de bainha tradicional, efetuando pequenos reparos. Posteriormente, começamos a trabalhar no processo de ajustes sob medida, diminuindo e aumentando roupas usadas que não cabiam mais no mergulhador.

Normalmente aparecem mergulhadores solicitando ajustes em roupas novas ?
Sim. Recebia roupas novas e recém compradas por pessoas de tamanho fora do padrão, para realizar os ajustes necessários. Esse período foi uma grande escola, pois obtivemos todas as proporções e tamanhos utilizados pelos mergulhadores. Além disso, conhecemos a reação de elasticidade dos diferentes tipos de neoprene, que fazem toda a diferença na hora de fabricar uma roupa de mergulho.

Neste momento vocês deram início a fabricação de roupas de mergulho ?
Sim, mas até termos um produto realmente bom, levamos um tempo pesquisando e estudando as diferentes matérias primas disponíveis no mercado mundial, para disponibilizar o que há de melhor aos mergulhadores.

Nemo3Quanto tempo vocês necessitaram até chegar à esse resultado ?
Mais ou menos um ano e meio. Nesse meio tempo, compramos diversas máquinas para efetuar testes e analisar os resultados finais do trabalho executado por elas. As máquinas cujo os resultados nos testes não atingissem os resultados desejados, foram substituídas. Além disso, contamos com a colaboração de vários amigos que serviram como mergulhadores de teste, o que nos ajudou em muito, até chegar a modelagem ideal.

Após isso a Nemo já estava definitivamente no mercado ?
Já, quando me dei conta, já estávamos envolvidos completamente com o mercado, Nemo4trabalhando para diversas empresas de mergulho amador e profissional do mercado.

Qual seu publico alvo ?
Na realidade não temos um determinado público de mercado. Somos procurados por pessoas que desejam roupas personalizadas, principalmente para a turma de tamanho fora do padrão.

A Nemo só produz roupas para mergulho ?
Não, fazemos também roupas para Surf, Kite Surf, Rapel, Hidroginástica, Fisioterapia, Conserto de Roupas, além de atender a diversos pedidos diferentes, como capa de neoprene para copo de cerveja, tampa protetora de lente para câmeras de filmagem, dentre outros…

Conforme a necessidade do Cliente, podemos atendê-lo sem problemas.

O que vocês já desenvolveram de diferente para atender um cliente ?
Nemo2Eu citaria dois pedidos… em certa ocasião, um mangueirense nos solicitou roupa verde e rosa com os dizeres (Mangueira do amanhã), e um outro pediu uma roupa preta e azul, até aí, tudo normal, todo mundo tem uma roupa preta e azul, só que este cliente queria o azul no braço direito e nas pernas.

Mais informações sobre a Nemo Confecção podem ser obtidas através do site www.nemorj.com.br.

Redação

Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.